ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

MS e dois países disputam duas mega fábricas da Portucel

Redação | 18/06/2009 18:43

Mato Grosso do Sul disputa com mais dois países, o Uruguai e Moçambique, duas mega fábricas de papel da Portucel (Portugal Celulose). No Estado, quatro municípios estão na disputa do empreendimento, que deverá contar com investimento de US$ 3 bilhões, com previsão de gerar 2 mil empregos diretos e 15 mil indiretos.

O governador André Puccinelli, ao desembarcar há pouco de uma viagem de quatro dias à Portugal, afirmou estar otimista com a vinda da indústria de papel. No entanto, destacou que o anúncio deve demorar e não vai ocorrer nos próximos três meses.

Para convencer os portugueses, ele levou mais de 400 análises de solos realizadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e levantamento da situação logística de Mato Grosso do Sul, como acessos rodoviários, ferroviários e hidroviários. Também levou contratos de prestação de serviços na área de transporte.

Além disto, segundo o governador, a Portucel já realizou quatro visitas ao Estado, incluindo-se a última feita pelo presidente do conselho administrativa do grupo português.

Para o governador, a chance de Mato Grosso do Sul aumenta porque são três países (Brasil, Uruguai e Moçambique) disputando dois empreendimentos. Ele comparou que o investimento será do porte da Votorantin Celulose em Três Lagoas, que criou 2,2 mil empregos diretos e outros 15 mil indiretos.

Além da empresa de papel, ele apresentou o potencial do Estado nas áreas de grãos, bovinocultura, suinocultura, avicultura, biodiesel e agroenergia. A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e o Sebrae prometeram qualificar mão-de-obra para atender os novos empreendimentos.

Além disto, quatro municípios encaminharam cartas se prontificando a oferecer isenções de ISS (Imposto sobre Serviço), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), terreno, entre outros incentivos, para atrair o empreendimento da Portucel.

Nos siga no Google Notícias