ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

MS fica fora do "Dia sem imposto", realizado hoje em todo país

Luciana Brazil | 23/05/2014 12:01

Neste ano, Mato Grosso do Sul ficou fora do dia nacional do desconto, que acontece hoje (23) em várias cidades do país. A ação faz parte do “Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos”, coordenado pela Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários). Diversos produtos são vendidos com descontos que chegam a 50% do valor total. De acordo com o vice-presidente do CJE-MS (Conselho de Jovens Empresários de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Correa, a nova diretoria, escolhida na última terça-feira (20), não teve tempo de aderir a ação, impossibilitando a participação do Estado.

Segundo o Rodrigo, para participar é preciso mais de 30 dias de preparação. “A logística é trabalhosa. É preciso enviar ofícios, entre outras tarefas. Portanto, não tivemos tempo hábil de nos preparar, já que a diretoria foi definida na última terça-feira”, explicou. A cada três anos, os12 membros responsáveis pelo Conselho são eleitos após criteriosa seleção, quer demora até 15 dias. “São analisados os currículos e os históricos de cada um”.

A eleição do CJE acontece, tradicionalmente, no mesmo período em que a Associação Comercial de Campo Grande realiza também escolha de seus membros. “Não houve preguiça ou falta de interesse. O problema foi a definição dos membros”.

O dia nacional de descontos é também uma forma de protesto, lembra Rodrigo.”O empresário que participa não deixa de pagar os impostos. Ele coloca a mão no bolso e tem que pagar. A ideia é mostrar os altos impostos”, disse o vice-presidente se referindo a tentativa de chamar a atenção das autoridades.

No ano passado, lojas de roupas, postos de gasolina e conceituados restaurantes de Campo Grande aderiram a dia do desconto. “Para o ano que vem a ação já está prevista no nosso calendário”, garante Rodrigo.

Na terça-feira, Marcos Silva foi eleito o presidente do CEJ, Rodrigo assumiu o cargo de vice-presidente e Paulo Eduardo será o 1° secretário do Conselho.

Nacional- Ao todo, 11 estados - Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins -participam do “Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos".
Além da venda com desconto, haverá também, em alguns locais, a exposição de produtos com valores sem e com impostos. O objetivo da ação, segundo a Conaje, é conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no Brasil.

Durante as ações, haverá a coleta de assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE), que propõe a simplificação fiscal por meio da redução do número de impostos.

Nos siga no Google Notícias