ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

MS importa madeira de SP para alimentar a maior fábrica de celulose do mundo

Edmir Conceição | 11/12/2011 13:40

Estado só deve ganhar autossuficiência na produção do principal insumo da indústria de papel a partir de 2017

Maciço florestal de Três Lagoas. Área de plantio aumentou, mas extração também avançou com novas indústrias chegando àregião. (Foto: Correio do Povo^).
Maciço florestal de Três Lagoas. Área de plantio aumentou, mas extração também avançou com novas indústrias chegando àregião. (Foto: Correio do Povo^).

Mato Grosso do Sul só deve atingir a autossuficiência na produção de madeira destinada à indústria de celulose e à fabricação de produtos florestais a partir de 2017, segundo previsão do diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira. Em entrevista ao Painel Florestal, o executivo disse que a maior fábrica de celulose do mundo, que será inaugurada em 2012 em Três Lagoas, já dispõe de áreas de floresta plantada, mas será insuficiente para a ativação plena da unidade.

A Fíbria, que incorporou o conglomerado da International Paper, produz atualmente 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano e projeta ter sua produção mais do que duplicada com a ampliação da fábrica, prevista para 2014. A empresa prevê aumentar a capacidade de produção em 1,5 milhão de tonelada/ano.

De acordo com Germano Vieira, somente no mês passado foram plantados 4.500 hectares e a previsão é chegar o fim do ano totalizando 31 mil hectares. A meta, no entanto é de plantio de 210 mil hectares. Por conta do déficit no suprimento, a Eldorado Brasil conta com plantios em andamento, de quatro e cinco anos e importação de madeira de São Paulo.

O déficit é suprido por madeira adquirida no mercado, em Mato Grosso do Sul e outra parte (50%) vem de florestas plantadas em SP. Toda a madeira comprada em São Paulo chega à porta da fábrica. “A partir de 2017 teremos madeira da Eldorado, plantada pela Eldorado, com a totalidade para suprir a nossa demanda”, afirmou Germano vieira ao Painel Florestal.

Produtividade - O mesmo motivo que atraiu a International Paper/Fíbria também é apontada pela Eldorado. As terras na região Leste do Estado são férteis e podem garantir uma produtividade de até 50 metros cúbicos por hectare.

“Mato Grosso do Sul permite e nos dá uma perspectiva de produtividade maior do que a que nós estamos alcançando hoje. As florestas plantadas em Mato Grosso do Sul estão gerando entre 35 e 40 metros cúbicos por hectare/ano. Existem alguns trabalhos, alguma modelagem, que diz que no Mato Grosso do Sul nós podemos chegar a até 45, até 50 metros cúbicos por hectare/ano. E é esse o nosso objetivo, é alcançar isso”, diz Germano Vieira.

Nas pesquisas de melhoramento genético a Eldorado Brasil projeta para 11 anos o primeiro clone, “fabricado com as nossas características, dentro dos fatores ambientais, estamos fazendo uma aposta em torno de 45 metros cúbicos por hectare/ano. Mas isso o nosso clone, o clone Eldorado 1, Eldorado 2, e outros que virão, serão plantados, de forma segura, entre oito a onze anos”.

Quando a unidade de Mato Grosso do Sul estiver operando em toda carga, segundo Vieira, serão processados cerca de seis milhões de metros cúbicos de madeira sem casca por ano. O “startup da fábrica se dará em novembro de 2012, e provavelmente em dezembro nós estaremos cortando a fita, inaugurando a indústria”, assegurou o diretor florestal da Eldorado Brasil em entrevista ao site Painel Florestal. A previsão de produção de celulose é de 1,5 milhão de toneladas/ano.

Nos siga no Google Notícias