ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

MS pode ir ao STF por reposição de perdas da Lei Kandir

Redação | 14/01/2009 14:58

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), disse nesta quarta-feira que analisa a possibilidade de entrar com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir o ressarcimento de 50% das perdas com a Lei Kandir.

A Lei desonera produtos primários, como é o caso dos grãos, do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na exportação. O impacto é muito grande. A soja em grãos, por exemplo, é o carro-chefe das exportações sul-mato-grossenses.

Há anos os Estados cobram repasses maiores para amenizar as perdas, de forma que a responsabilidade seja compartilhada entre Estado e União.

Segundo Puccinelli, no ano passado apenas 8% do que deixou de ser recolhido em ICMS nas exportações foram reembolsados pela União. Ele diz que se até março não completar 50% vai recorrer ao STF.

Já em 2007, segundo o governador, o reembolso foi de 12%. O governador citou que no ano de 2006, gestão de Zeca do PT, o ressarcimento foi de 18%.

André diz que a Lei Kandir só se torna "um bom negócio" quando as duas esferas de governo compartilham seu ônus. "Cadê o amparo do pai", questionou, referindo-se à participação do governo federal.

Nos siga no Google Notícias