ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

MS pode recuperar status de livre de aftosa hoje

Redação | 29/07/2008 06:17

Após quase três anos de restrição, Mato Grosso do Sul pode recuperar nesta terça-feira o status de área livre de febre aftosa. A questão é uma das avaliadas pela OIE (Organização Internacional de Saúde Animal), em Paris.

Para acompanhar a reunião técnica, está em Paris a secretária de produção do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Mato Grosso do Sul enfrenta restrições desde outubro de 2005, quando ocorreram focos de febre aftosa em rebanhos de Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Com isso perdeu mercados importantes, como Países europeus, por exemplo.

Estes Países usam como referência a avaliação da OIE. Eles são visados porque compram cortes nobres e pagam mais pela carne bovina.

No dia 26 de maio passado a OIE reconheceu como área livre da doença os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal. Mato Grosso do Sul ficou de fora porque os técnicos queriam mais informações sobre controle. Recentemente a Iagro concluiu a identificação individual de animais, com brincos, na chamada Zona de Alta Vigilância.

Nos siga no Google Notícias