ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

MS possui 192 empresas exportadoras e 314 importadoras, segundo Governo

Daniel Machado | 13/03/2015 21:21
Os mercados da China, Argentina, Itália, Rússia e Holanda aparecem como principais parceiros comerciais para o Estado. (Foto: Divulgação)
Os mercados da China, Argentina, Itália, Rússia e Holanda aparecem como principais parceiros comerciais para o Estado. (Foto: Divulgação)

O Mato Grosso do Sul somou no último ano um total de 192 empresas exportadoras e 314 empresas importadoras.

Os dados são do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio), que informou também que o Estado possui uma pauta de exportação concentrada em commodities, em especial, papel-celulose, carnes e seus derivados, minerais e outros produtos do agronegócio.

Os mercados da China, Argentina, Itália, Rússia e Holanda aparecem como principais parceiros comerciais para o Estado, apresentando-se inclusive, com certa concentração em valores negociados.

Considerando as estatísticas de comércio exterior, há uma tendência para a diversificação de mercados e no aproveitamento de vantagens comparativas em países fronteiriços.

Dados do Sebrae indicam forte atividade de empresas de micro e pequenos portes em segmentos de atividades diferentes dos tradicionalmente internacionalizados no Estado, como por exemplo, alimentos processados, pesca, confecções e empresas incluídas na cadeia de fornecimento para o agronegócio.

"As pequenas e médias indústrias já mantém relacionamento comercial com a América do Sul e, a partir do estudo, será possível detectar o interesse das empresas em países de outros continentes, para desenvolvermos a preparação para atuação voltada para esse mercado", ponderou a coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta.

Nos siga no Google Notícias