ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

MS tem duas cidades no ranking das que mais se desenvolvem no País

Priscilla Peres | 09/12/2015 17:18
Em Costa Rica, prefeitura investe na Educação e contribui para aumento dos índices. (Foto: Luiz Alberto/Prefeitura Costa Rica)
Em Costa Rica, prefeitura investe na Educação e contribui para aumento dos índices. (Foto: Luiz Alberto/Prefeitura Costa Rica)

Costa Rica com seus quase 20 mil habitantes é o município sul-mato-grossense com maior IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), ou seja, o que mais cresceu em 2013 de acordo com pesquisa da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). A cidade localizada a 305 km da Capital ocupa a 92° posição no ranking nacional.

A segunda cidade do Estado com maior índice de desenvolvimento é conhecida como Capital da Celulose e está localizada a 338 km de Campo Grande. Três Lagoas é ocupa a 96° posição no ranking nacional e deve seu desempenho a industrialização ocorrida nos últimos anos.

Costa Rica tem alto desempenho em Educação e Saúde e moderado em Emprego e Renda. Enquanto que Três Lagoas só tem desempenho menos na Educação, nas demais tem alto índice.

A capital Campo Grande também está classificada como índice de alto desenvolvimento, com o terceiro melhor resultado do Estado. Porém, com o desempenho um pouco menor, fica em 277° lugar no ranking nacional.

Entre os segmentos, Campo Grande tem alto desenvolvimento em Educação e Saúde, mas no quesito Emprego e Renda fica com classificação regular. Sobre o IFDM consolidado, de 2005 a 2007 o índice era regular, passou para alto em 2008 e assim se manteve até 2013.

A pesquisa mostra ainda que Mato Grosso do Sul tem apenas quatro cidades com alto índice de desenvolvimento. A grande maioria, ou 64 municípios estão na margem de índice moderado de crescimento, sendo que destes 35,9% tem números maiores e 44,9% estão entre os menores.

Entre as classificadas com desenvolvimento regular estão as 11 restante, sendo que Paranhos e Tacuru são os municípios com pior índice de crescimento em 2013, que é o ano pesquisado pela Firjan.

Nos siga no Google Notícias