ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

MS terá mais moderno laboratório da carne na América Latina, diz Embrapa

Unidade será inaugurada quinta-feira pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande

Paulo Nonato de Souza | 29/03/2017 15:26
O laboratório da Embrapa em Campo Grande faz Brasil avançar no desenvolvimento  de pesquisas em pecuária (Foto: Leandro Benites/Embrapa/Divulgação)
O laboratório da Embrapa em Campo Grande faz Brasil avançar no desenvolvimento de pesquisas em pecuária (Foto: Leandro Benites/Embrapa/Divulgação)

O laboratório que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, vai inaugurar nesta quinta-feira, 30, na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, será o mais bem estruturado na área de biossegurança sobre bovinos, aves e suínos do Brasil, e irá ampliar a capacidade de garantia da qualidade sanitária do rebanho brasileiro, diz nota divulgada esta tarde pela Embrapa. A previsão é de que comece a funcionar já no mês de abril.

Instalado em um espaço de 1.000 metros quadrados com infraestrutura de contenção em biossegurança nível 2 e nível 3, além de uma inédita estrutura para biotério de manutenção e experimentação animal nível 3, o Biopec (Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária) está pronto para trabalhar com patógenos de animais e micro-organismos agrícolas.

“Com o Biopec, o Brasil muda de estágio no desenvolvimento de um conjunto significativo de pesquisas em pecuária. Agora será possível fazer, em um mesmo local, pesquisas relacionadas a agentes de alto risco como vírus da febre aftosa, da influenza aviária, da influenza suína, raiva, brucelose, tuberculose”, disse o diretor-chefe da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares.

Técnico trabalha em laboratório da Embrapa (Foto:(Foto: Leandro Benites/Embrapa/Divulgação)
Técnico trabalha em laboratório da Embrapa (Foto:(Foto: Leandro Benites/Embrapa/Divulgação)

Segundo ele, com o laboratório será possível estudar bactérias causadoras de tuberculose bovina, botulismo, antrax, salmonelose e de intoxicações alimentares em um mesmo local, além de desenvolver testes e vacinas para doenças como a brucelose e trabalhos de pesquisa com príons (proteínas) causadores de encefalopatias espongiformes (vaca-louca e scrapie), sempre de acordo com as mais avançadas normas de biossegurança do mundo.

Nesta quinta-feira, a solenidade de inauguração do laboratório será às 14 horas. Além do ministro Blairo Maggi estarão presentes o presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Maurício Lopes e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Ainda de acordo com a nota divulgada pela Embrapa Gado de Corte, a instalação do laboratório teve investimento de R$ 10 milhões, oriundo do orçamento da própria empresa estatal e do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Nos siga no Google Notícias