ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

MSGÁS vai dobrar fornecimento para acompanhar expansão da Fibria

Priscilla Peres | 06/04/2015 11:50
Presidente da MSGÁS foi recebido por diretor da Fibria. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Presidente da MSGÁS foi recebido por diretor da Fibria. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Para continuar atendendo e expandindo seu principal mercado consumidor, a MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul) se comprometeu em continuar atendendo a Fibria, após a duplicação da unidade de Três Lagoas - distante 338 km da Capital.

A empresa de celulose consome atualmente 140 mil metros cúbicos de gás natural por dia, mas deve aumentar a demanda em 114%, chegando a consumir 300 mil m³/dia. Esse aumento está previsto para ocorrer nos próximos anos, com a instalação da segunda linha de produção.

O projeto de ampliação está orçado em US$ 2,5 bilhões, o que equivale a cerca de R$ 8 bilhões. Até o fim de maio, a empresa espera receber o haval do conselho de administração para dar andamento ao projeto.

Em reunião na semana passada, o gerente geral da Fíbria em Três Lagoas, Renato Otoni, disse que "a MSGÁS deve estar preparada para acompanhar neste novo projeto”. Em atividade, a ampliação será responsável pela geração de mais de mil empregos diretos e indiretos.

“A nossa missão é vender o gás natural. Estamos nos antecipando ao novo projeto e colocando a MSGÁS à disposição da Fíbria para ampliarmos nossa parceria comercial nos próximos dois anos”, explica o diretor-presidente da companhia, Rudel Trindade Júnior.

Ele ainda destaca que nos próximos anos a MSGÁS deve continuar com um perfil mais agressivo, visando ampliar a comercialização do gás natural e transformá-lo em uma fonte econômica e limpa para fazer frente aos aumentos de energia elétrica e combustíveis.

Fibria - Se aprovado, o novo projeto promete dobrar o tamanho da fábrica e a empresa passará dos 1,750 milhão para produção de 3 milhões de toneladas por ano. A direção da empresa prevê a construção da planta em até dois anos. Neste período, a Fíbria pretende incorporar mais 100 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto dos 200 mil atuais em solo sul-mato-grossense.

A disparada da moeda norte-americana acabou beneficiando a Fíbria, responsável por pelo menos 50% das exportações de Mato Grosso do Sul, com mercado cativo liderado pela Europa, com 41%; Ásia, com 25%, América do Norte, com 24%; e América Latina com 10%. A companhia de celulose tem presença consolidada nestes mercados que cresce, anualmente, algo em torno de 1,5 milhão de toneladas

Nos siga no Google Notícias