ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Murilo analisa cenário econômico em palestra a produtores rurais

Da Redação | 28/10/2011 18:04
Prefeito Murilo Zauith fala a empresários sobre expansão do setor industrial na área sucroenergética. (foto: A. Frota)
Prefeito Murilo Zauith fala a empresários sobre expansão do setor industrial na área sucroenergética. (foto: A. Frota)

Convidado por uma das empresas pioneiras na área de máquinas e equipamentos agrícolas de Dourados – a Comid Máquinas - para traçar o perfil econômico do município, o prefeito Murilo fez uma explanação sobre o novo cenário que se abre com a implantação de usinas de açúcar e álcool na região. O evento reunindo empresários produtores e pesquisadores foi na tarde de quinta-feira.

Inicialmente, o prefeito lembrou o advento da soja e o que isso trouxe para o município, destacando o curso de agronomia na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – atual UFGD), a Embrapa e empresas que vieram para Dourados por conta da grande produção de soja. O mesmo está acontecendo hoje com o setor sucroalcooleiro, segundo Murilo.

Para o prefeito, a implantação de usinas no município e seu entorno tem apresentado bom resultados e o cenário ainda está aberto. A prefeitura, como ressaltou, está totalmente empenhada nesse processo, divulgando o potencial da cidade e a nova perspectiva nessa área para atrair empreendedores.

A principal iniciativa da atual administração nesse setor é o Polo Sucroenergético, um projeto que visa incentivar a vinda de empresas prestadoras de serviços de fora e a qualificação das empresas locais para atender a demanda gerada pelas usinas de agroenergia.

Murilo informou que depois da aproximação com empresas, principalmente de Sertãozinho e Ribeiro Preto, onde estão as maiores indústrias de prestação de serviço e manutenção de usinas, oito delas já sinalizaram com a possibilidade de instalar unidades em Dourados. Algumas já estão em processo de definição de área.

De 7 a 9 de novembro o município sedia o Canasul 2011, que vai reunir empresários, fornecedores e produtores, para um grande debate em torno do assunto. Conforme o prefeito, o evento será definitivo para sacramentar e consolidar a transformação do município em polo regional no setor sucroenergético.

“As usinas estão aí, proporcionando emprego e renda para a cidade e nós temos que assumir a responsabilidade de oferecer mão de obra qualificada e condições de realizar a manutenção de seus equipamentos em Dourados”, destacou o prefeito. Ele entende que o município pode oferecer esse serviço e evitar que as indústrias procurem empresas de fora.

Qualificação - Murilo falou aos empresários e produtores rurais que a prefeitura está disponibilizando 1.200 vagas em cursos profissionalizantes, com o Qualifica Dourados, em áreas que existe carência de profissionais capacitados, buscando suprir a demanda do mercado de trabalho. Além disso, busca através de vários programas e parcerias com os governos federal e estadual, moradia para melhorar a qualidade de vida das famílias que não têm casa.

Aos produtores, Murilo garantiu que sua administração está planejando o futuro da cidade com base na perspectiva de mercado e pelo novo cenário que se visualiza com esse processo de desenvolvimento. “Não estamos na prefeitura apenas para tapar buracos ou trocar lâmpadas, temos que criar oportunidades”, afirmou o prefeito.

Murilo parabenizou a direção da Comid pela sua história e por continuar apostando e investindo em Dourados. A empresa, fundada no município em 1972, trabalha também com máquinas, implementos e equipamentos voltados para todo o ciclo da cana de açúcar.

Nos siga no Google Notícias