ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Natura está depositando ICMS em juízo, após obter nova liminar

Marta Ferreira | 21/01/2011 17:33

A gigante do setor de cosméticos Natura voltou a recolher o ICMS em juízo, após conseguir decisão judicial contra o Governo de Mato Grosso do Sul, com quem trava uma batalha envolvendo o pagamento do tributo desde 2008.

A decisão mais recente é do juiz Ricardo Galbiatti, da 2ª Vara de Fazenda e Registros Públicos de Campo Grande e determina o depósito dos valores devidos pela Natura em juízo, a pedido da empresa.

A Natura pediu para fazer o depósito judicialmente porque discorda da forma como o Governo do Estado vem cobrando o imposto dela.

Nesta decisão, a alegação é que foi adotada para a empresa a substituição tributária, um sistema que atribui ao contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido pelo seu cliente.

Histórico-Em julho do ano passado, a Natura também havia conseguido decisão semelhante, mas foi derrubada pela Justiça. À época, a empresa alegava que queria recolher o tributo em juízo por discordar da margem de lucro estabelecida pelo Estado para cobrança do ICMS, de 40%, que considerava muito alta. O Governo, por outro lado, dizia que a margem é até menor do que a regra que vale para todos os estados, de 60%.

A afirmação do Governo, era de que a Natura, na verdade, queria transferir para seus consultores de venda a obrigação de pagar pelo tributo.

A empresa afirmou que desde 2008 vinha negociando com o Governo para mudar as regras e no ano passado decidiu ir à Justiça.

A reportagem procurou a Natura ontem e está aguardando o posicionamento da empresa sobre o assunto. A reportagem também procurou a Procuradoria Geral do Estado e a informação é que não seriam fornecidas informações sobre o processo.

Os valores envolvidos são desconhecidos.

Nos siga no Google Notícias