ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

No 15º dia de greve, bancários realizam protesto em Campo Grande

Fernanda Yafusso e Anny Malagolini | 20/09/2016 19:25
Manifestação teve a participação de 100 funcionários que se reuniram em frente ao Banco do Brasil (Foto: Anny Malagolini)
Manifestação teve a participação de 100 funcionários que se reuniram em frente ao Banco do Brasil (Foto: Anny Malagolini)

Aproximadamente 100 funcionários de unidades bancárias participaram na tarde desta terça-feira (20), em Campo Grande, de uma mobilização nacional em protesto contra a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

A categoria reivindica uma nova rodada de negociação sobre reajustes salariais, além da cobrança de implantação de políticas sociais dentro dos bancos.

O bancário Orlando Almeida, que está participando da caminhada, afirma que ainda não há previsão para a o término da greve. "Ano passado a nossa paralisação durou 21 dias e acreditamos que esse prazo irá se repetir, afinal já estamos há duas semanas lutando pelos direitos da categoria".

Em Campo Grande, a caminhada iniciou às 16 horas na agência do Banco Bradesco da rua Marechal Rondon com a rua 13 de Maio e seguiu até a agência do Banco do Brasil, da avenida Afonso Pena esquina com a rua 13 de Maio. O manifesto busca alertar a população sobre os direitos que a categoria possui como trabalhadores.

Greve - As negociações com a Fenaban não tiveram avanços e o protesto serve para demostrar a indignação da categoria com as negociações com a Fenaban. Após oito rodadas de reuniões, os bancos oferecem um reajuste de 7%, índice abaixo da inflação, mesmo com lucros exorbitantes de R$ 30 bilhões no primeiro semestre deste ano. Já a categoria reivindica 14,78%, sendo que apenas 5% é ganho real.

Para o presidente do Sindicário (Sindicato dos Bancários de Campo Grande), Edvaldo Barros, a Fenaban precisa apresentar uma proposta que realmente contemple toda a categoria.

"61% das categorias de setores da economia menos lucrativos tiveram reajuste igual ou superior à inflação no primeiro semestre deste ano. Por isso, é inadmissível que o setor mais lucrativo desse país trate com tanto descaso os seus funcionários, impondo perdas de 2,39% aos bancários, já que insistem em não repor a inflação. Além disso, enquanto não obtivermos uma resposta da Fenaban nossa resposta está nas ruas, nas agências, com a nossa greve aumentando".

O presidente do sindicato lembra ainda que os banqueiros querem negociar outras questões importantes, como: mais funcionários nas agências, para que a população seja atendida nas unidades bancárias e sem filas; mais segurança, como forma de prevenção contra assaltos e sequestros; melhores condições de trabalho; entre outros.

De acordo com o sindicato, pelo menos 138 unidades bancárias estão sem atendimento em Campo Grande e região. Número que representa 86% das 160 agências existentes.

Nos siga no Google Notícias