ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

No bairro vizinho ao lixão, falta de dinheiro afeta comércio

Nícholas Vasconcelos e Mariana Lopes | 16/01/2013 08:36
Comércio sofre com a falta de dinheiro dos catadores do lixão. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Comércio sofre com a falta de dinheiro dos catadores do lixão. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O período em que o lixão de Campo Grande ficou fechado não afetou apenas os catadores de material reciclável. Trouxe também a falta de dinheiro para os comerciantes da região. Na principal avenida do bairro Dom Antônio Barbosa, a Evelina Selingard, a reclamação de que os clientes desapareceram é comum até para quem trabalha vendendo alimentos.

Há oito anos Walmir Escaramuça tem um mercado no bairro e disse que há 20 dias não faz pedido para renovar o estoque porque as vendas despencaram. “O movimento caiu 40% porque a economia aqui é reciclagem, mas pelo visto é uma realidade que até 2014 não vai poder ter”, comentou.

“Na vila o assunto é um só: ninguém tem dinheiro para nada”, disse.

Na panificadora que fica na mesa avenida a proibição do acesso ao lixão fez com que os pedidos de doação também aumentassem. “Começou a aparecer gente pedindo pão até vencido”, disse a ajudante de padaria, Ana Paula Silva dos Santos. “As pessoas sobrevivem com o lixão, o impacto foi grande para todos”, comenta.

“Antes a gente ficava aberto 24 horas e com o movimento, agora nem de dia e nem de noite”, desabafou a Nelci Ramos, dona de uma conveniência. Ela disse que o movimento teve queda de 50% e espera na reabertura do lixão a volta dos fregueses.

Na conveniência, estoque está parado por falta de compradores. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Na conveniência, estoque está parado por falta de compradores. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Revendedora, Eliane espera volta dos catadores. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Revendedora, Eliane espera volta dos catadores. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Nesta terça-feira (15) os catadores foram autorizados a voltar ao lixão para recolher materiais recicláveis, por força de uma liminar na Justiça Estadual.

Segundo os comerciantes, janeiro costuma ser um mês mais fraco para as vendas, mas que a queda foi além do esperado. “Ninguém está vendendo nada”, resumiu a funcionária de uma loja de roupas, Estefany da Conceição.

Quem dependente diretamente da compra e venda plástico, papel, vidro e alumínio sofre com a restrição. Eliane Pires, compradora de material também reclama da falta do que vender e conta que só consegue se manter porque comercializa aquilo que já tinha no estoque. “Eu preciso dos catadores para o meu sustento, mas eu sei que lá tem muita gente que precisa”.

Ela revende o material para uma empresa de reciclagem que compra de outros 10 catadores e disse que ajuda a girar a economia do bairro, já que paga a vista pelos produtos.

Nos siga no Google Notícias