ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

No Brasil, número de famílias endividadas cai 5 pontos

Redação | 20/04/2010 16:39

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo divulgada hoje constata que o percentual das famílias brasileiras endividadas caiu 5 pontos percentuais neste mês, em relação a março, em decorrência da maior oferta de empregos e do aumento da renda.

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, promovida pela CNC, registrou que 63% das famílias tinham algum tipo de dívida, no mês passado, mas o índice caiu para 58% no levantamento deste mês. Além disso, dos endividados, só 24,4% têm algum compromisso em atraso, contra 27,3% de inadimplentes em março.

De acordo com o economista chefe da CNC, Carlos Thadeu de Freitas Gomes, "este é um ano atípico para o comércio", por causa do crescimento da atividade econômica, que está em patamares maiores do que estaria, em condições normais, sem a grave crise econômica que impactou o mundo todo a partir de setembro de 2008.

Segundo ele, tradicionalmente, nesta época do ano, tem ocorrido aumento da inadimplência e queda no volume de vendas e o que se verifica agora é justamente o oposto: "O comércio navega em velocidade de cruzeiro. O consumo deverá ser forte, por conta da demanda das famílias, e o cenário só mudará caso as taxas de juros subam demasiadamente".

Para a economista Marianne Hanson, também da CNC, "o fator mais relevante na determinação desses resultados é a evolução bastante favorável do emprego e da renda no primeiro trimestre do ano, o que propicia, sobretudo, uma menor inadimplência do consumidor".

Nos siga no Google Notícias