ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Nova Lei reduz contratação de estagiários em 30% no MS

Redação | 13/02/2009 09:28

A Lei do Estágio reduziu a contratação de estudantes em 30%, em Mato Grosso do Sul, desde que entrou em vigor, segundo informações do superintendente do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Bergson Amarilla. Ele acredita, porém, que a partir de agora o ritmo deva acelerar novamente.

"Toda mudança provoca desaquecimento no início por conta da falta de informação e do repensar das empresas e por isso, já estávamos esperando uma diminuição no número de ofertas de vagas. Agora, com o fim esse período, que também coincidiu com a turbulência na economia, já pudemos sentir uma melhora significativa, até por conta das novas aberturas que a lei confere", afirma.

De acordo com ele, no período crítico - três meses após a lei, que começou a vigorar em setembro -, a diminuição das contratações já era esperada, mas, com a chegada do fim do ano e dos reflexos da crise financeira mundial, o percentual da retração surpreendeu. A expectativa era que a redução de contratos ficasse em 15%, mas foi o dobro.

Neste momento, afirma, os setores de serviços, comércio e também a indústria já voltaram a contratar. "As oportunidades são sempre em maior número para o estudante de nível superior. Enquanto se fala em retração, muitos empresários já entenderam que um estagiário pode ser uma ferramenta útil nesse momento, por conta do vigor e da disposição em enfrentar adversidades que os estudantes trazem dentro de si nessa fase da vida", explicou o superintendente do IEL.

A Lei

Nos siga no Google Notícias