ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Números do Procon revelam relação dificil entre consumidor e lojas on-line

Marta Ferreira | 29/04/2011 17:01

Dados divulgados hoje pelo Procon indicam que o consumidor de Campo Grande enfrenta dificuldades para resolver problemas decorrentes de compras na internet, que a partir de domingo começarão a recolher ICMS para Mato Grosso do Sul quando são feitas em outros estados. Segundo o Procon, para 78,21% das queixas não há resolução por meio de acordo, mais rápida.

A informação é com base nos dados das ocorrências dos últimos quatro anos. Neste período, as reclamações ao Procon sobre compras on-line somaram 657, das quais apenas 21,79% foram resolvidas ainda na fase de atendimento, quando a empresa é contatada e apresenta uma solução que satisfaz o consumidor.

De acordo com o Procon, no período em questão, foram instaurados 218 processos e 67,89% das reclamações consideradas como procedentes foram ignoradas pelos fornecedores virtuais.

Principais problemas Do total de reclamações registradas, a maior queixa, 165, ou 25,11%, se relacionaram com a não entrega ou demora na entrega das mercadorias adquirida; na sequêcia vem a entrega de produtos com danos ou defeitos (13,85%) e depois o descumprimento da garantia de produtos que apresentaram defeitos (10,20%).

Desde maio do ano passado, Mato Grosso do Sul tem uma lei estabelecendo as regras para o fornecedor em relação à entrega de produtos, tanto para vendas presenciais quanto na internet.

No ato da venda, o fornecedor é obrigado a entregar uma nota fiscal, com os dados do produto, além do dia e turno previsto para a entrega. A definição de data e turno deve estar de acordo com as exigências do cliente. Se não for cumprido o prazo estipulado, o vendedor pode ser autuado, com multas que variam de 200 a três milhões de UFIR(Unidade Fiscal de Referência).

Nos siga no Google Notícias