ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

OAB entra em ação para defender cota de MS em royalties do pré-sal

Priscilla Peres | 08/01/2015 16:32

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) está tramitando na Justiça para que Mato Grosso do Sul comece a receber repasse dos royalties do pré-sal explorados no Brasil. Para isso, ingressou como “amicus curiae” ou "amigos da corte" em uma ação ajuizada pelo Governo do Rio de Janeiro para tornar inconstitucional o repasse aos estados.

A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pelo governador do Rio de Janeiro no STF (Supremo Tribunal Federal), questiona a Lei Federal nº 12.734/2012, que determina que 25% dos royalties servirá para constituição de fundo especial, a ser distribuído entre os demais Estados e o Distrito Federal.

O governo do Rio de Janeiro quer comprovar que a área explorada não pertence à União e com isso extinguir a distribuição para os estados. Com isso, receberia sozinho todos os royalties, já que o pré-sal está localizado naquele Estado.

Mato Grosso do Sul ingressa na ADI para fomentar a discussão e defender que a área pertence a União e a constitucionalidade da lei. “A região de exploração do petróleo pertence à União, que deve repassar os royalties dessa atividade aos estados e municípios”, defende o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

O artigo 3º da Constituição Federal declara ser objetivo fundamental da República garantir o desenvolvimento nacional e reduzir as desigualdades regionais. Segundo Júlio Cesar, a Seccional de MS é a segunda do país a pedir admissão na ação em favor da distribuição dos royalties para todos os Estados da federação.

Conforme o presidente da Seccional, MS está deixando de receber sua participação nos resultados da exploração de petróleo. “Devemos zelar pelo patrimônio do nosso Estado e contribuir para o seu desenvolvimento. Se é nosso direito, vamos lutar por ele”, finaliza o presidente da OAB/MS.

Nos siga no Google Notícias