Oi/Brasil Telecom é líder em reclamações de clientes
Os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que reúne estatísticas de Procons do País, coloca a empresa de telefonia Oi/Brasil Telecom, com 5.966 denúncias, no topo do ranking de reclamações em 2009.
As informações também são repassadas ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça). As que integram a relação, são apenas as fundamentadas, com comprovada razão da queixa do consumidor
Os dados são referentes apenas às denúncias que viraram processos administrativos, sem acordo entre consumidor e empresa durante a fase de atendimento preliminar.
Segundo o Sistema, para cada mil reclamações que viram processo nos Procons, outras 4 mil foram resolvidas na etapa inicial.
No ranking das 30 empresas mais denunciadas por desrespeito ao consumidor as líderes são as empresas de telefonia, mas vários bancos também integram a lista. Outro detalhe, é que alguns grupos que se fundiram recentemente continuam dando prejuízo.
Após a OI/Brasil Telecon aparecem também Itaú/Unibanco, Nokia, Sony Ericsson, Tim, LG, Claro, Sansung, Vivo, Americanas, Bradesco, Citibank, Ibibank, Banco do brasil, Gradiente, C&A, Ricardo Eletro, Motorola, Carrefour, Embratel, Cell Shop, Banco BMG, Starcell, Lojas Insinuante, Ponto Frio, Benq-Siemens, Santander/Real, Banco Panamericano e Casas Bahia.
Também foi divulgado o ranking dos problemas resolvidos mesmo com os processos abertos.
Neste caso, apenas 47% das reclamações feitas a Oi forma resolvidas.