ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Ovos de chocolate chegam aos mercados 8% mais caros

Helton Verão | 15/02/2013 08:45
Corredores começam a ficar decorados nos supermercados da Capital (Foto: Pedro Peralta)
Corredores começam a ficar decorados nos supermercados da Capital (Foto: Pedro Peralta)

Mal se foi o Carnaval e os ovos de Páscoa começam a ganhar espaço nas prateleiras dos supermercados de Campo Grande. E a novidade para o bolso do consumidor não é tão empolgante, pois a previsão é de que os produtos estará, em média, 8% mais caro que no mesmo período do ano passado.

A Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) confirma a previsão e os consumidores já podem constatar nas maiores redes de supermercados da Capital. “Olha o preço desse, ano passado peguei R$ 26 neste ano está R$ 38”, constata o técnico judiciário Luiz Carlos Garcia, de 60 anos.

O funcionário público lamenta também o fato de Páscoa ser mais cedo este ano, no dia 31 de março. “Janeiro mal passou, tivemos IPVA, IPTU, várias outras taxas e agora já chega o coelhinho”, responde de forma bem humorada, o senhor Garcia.

Apesar da alta, a Amas prevê a alta nas vendas em até 6% em 2013, em relação ao ano passado. Já os proprietários almejam vôos mais altos. “Apesar do aumento dos preços, esperamos crescer as vendas em até 10% neste ano”, calcula o proprietário de um supermercado no bairro Coronel Antonino, Luiz Tadeu Gaedicke.

Viviane pretende esperar um pouco mais para conseguir uma boa promoção (Foto: Pedro Peralta)
Viviane pretende esperar um pouco mais para conseguir uma boa promoção (Foto: Pedro Peralta)
Vanderleia não pretende esperar muito, pois em outros anos o filho ficou sem o ovo favorito
Vanderleia não pretende esperar muito, pois em outros anos o filho ficou sem o ovo favorito

Pesquisar mais – Os consumidores se mostraram surpresos com a presença dos ovos nas prateleiras faltando ainda 40 dias para a Páscoa. Além do técnico judiciário Luiz Carlos Garcia, todos os demais entrevistados se surpreenderam com a chegada dos chocolates.

“Aqui é o primeiro lugar que vejo os ovos, mas ainda não pretendo comprar, vou dar mais uma pesquisada, quem sabe consigo em breve uma boa promoção”, planeja a administradora de 36 anos, Viviane Brito.

Outra consumidora que se mostrou surpresa com a chegada dos chocolates foi a dona de casa Vanderleia Gasparini, de 39 anos. Ela lembra que por ter apenas um filho de sete anos, logo irá pesquisar para levar o preferido do pequeno.

“Costumo pesquisar muito, mas nos anos anteriores pesquisei demais, e quando fui comprar o ovo que ele queria já havia esgotado. Logo tratarei de comprar neste ano”, avisa.

Em tempo: Para quem está perguntando porque a Páscoa será tão mais cedo este ano, depois de ter caído no dia 8 de abril no ano passado, a data é definida pelo calendário dos católicos, com base em um cálculo que leva em conta as luas no período. 

A regra geral é que a Páscoa tem de cair no primeiro domingo após a lua cheia que seguir o equinócio de primavera do hemisfério Norte. O equinócio é o nome dado à posição do Sol que marca o começo da estação primaveril (a Páscoa judaica sempre esteve associada à primavera), e normalmente cai no dia 21 de março. Uma outra diferença é que essa lua cheia usada pela Igreja não é a lua cheia "real", mas a chamada lua cheia eclesiástica - uma série de projeções da posição do astro feitas no começo da Idade Média. Por isso, a data muda todo ano. Além disso, para quem acha que é o Carnaval que determina a data da Páscoa, na verdade é o contrário: a partir dela é que, retroativamente, se define quando é o período de folia. 

Nos siga no Google Notícias