ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Pais de alunos podem exigir que escola justifique aumento na mensalidade

Liana Feitosa | 18/11/2014 20:44
Pais devem ficar atentos a direitos, orienta superintendente do Procon. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Pais devem ficar atentos a direitos, orienta superintendente do Procon. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Campo Grande News já mostrou que reclamações contra escolas crescem no Procon durante período de final de ano. Esse é, portanto, um período em que os pais devem ficam atentos a direitos e deveres que de costume. Para isso, algumas ações podem evitar dores de cabeça.

Segundo a presidente do Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul), Maria da Glória, o momento é de se inteirar a respeito do que está sendo contratado. "Os pais de alunos precisam estar atentos a informações fundamentais como o contrato, o valor da anuidade, as obrigações deles e da instituição de ensino", aconselha. "Essas informações podem e devem ser solicitadas pelos pais à escola", completa.

Pedidos - O alerta é reforçado pelo superintendente do Procon (Superintendência da Orientação e Defesa do Consumidor), Alexandre Rezende. Segundo ele, as escolas podem reajustar o valor da mensalidade, mas é preciso que detalhem a decisão e ainda coloquem à disposição do consumidor de maneira clara e acessível, conforme a instituição for solicitada.

O Campo Grande News esteve em quatro escolas particulares da capital e verificou que, nesses locais, não existem comunicados informando acerca de reajustes, mesmo nas instituições onde os valores sofreram aumento. No entanto, é direito dos pais o acesso a essas informações.

"Se o pai está insatisfeito com o reajuste, cabe a ele solicitar esclarecimentos à instituição de ensino, que deve repassar informações que justifiquem os valores", explica. De acordo com Alexandre, antes de ir em busca do Procon, é aconselhável que os pais procurem a escola para conversar.

A presidente do Sinepe ainda lembra que nenhum contrato deve ser assinado caso não haja concordância dos termos de ambas as partes, de quem pagará as mensalidades e da escola que está sendo contratada.

Bom ensino - No entanto, para Maria da Glória, além de questões burocráticas, relativas a contratos e valores, os pais devem, principalmente, estar atentos às propostas e ao ensino oferecido pela escola.

"Antes de tudo, o pai deve verificar o tipo de educação que ele quer para os filhos e ver se a escola em questão oferece a base que ele deseja que os filhos tenham", aconselha. "Além disso, é preciso analisar com atenção se aquele ensino cabe no orçamento da família, se o valor da anuidade está condizente com o orçamento", amplia.

Nos siga no Google Notícias