ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Para aumentar procura, protesto de dívidas em cartório agora é gratuito

Renata Haddad Volpe | 27/05/2015 07:00

Entrou em vigor em 1º de maio deste ano, o Provimento nº 120 de 06 de Fevereiro de 2015 da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, que regulamenta a gratuidade no protesto de dívidas.

O Serviço de Distribuição de Títulos de Campo Grande – MS reforça que todos ficam dispensados de pagar antecipadamente à custa para protesto, com exceção de protesto de títulos com vencimento superior a um ano.

Nesse caso, a taxa cobrada será de R$ 40, referentes à indenização de transporte, independente do valor do título.
Anteriormente, os apresentantes recolhiam o valor das custas no ato da distribuição. Isso fez com que muitos clientes, como bancos, universidades e outras empresas, parassem de utilizar este serviço.

A expectativa é que com o provimento que já está em vigor, às empresas voltem a trabalhar com o protesto, recuperando crédito e movimentando a economia da Capital.

Se por alguma razão, o apresentante quiser retirar o título antes de ser protestado, dentro do prazo de três dias úteis, o mesmo terá que pagar o valor das custas para que o título seja retirado sem protesto. Caso o título seja protestado, o devedor terá de pagar ao credor e este lhe dará uma carta de anuência para fazer o cancelamento junto à Serventia e neste ato o devedor fará o recolhimento da custas.

Cartórios acreditam que aumente a procura por Serviços Notariais de Protestos da Capital, mas é difícil precisar a quantidade de títulos que serão pagos e protestados. “A princípio não há como ter uma base de quanto será o fluxo de títulos nas Serventias de Protesto da Capital de MS, a expectativa é que o fluxo de títulos aumente”, afirma a DraJoannaD’Arc de Paula responsável pela distribuição dos títulos na Capital.

Nos siga no Google Notícias