ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Para aumentar receita, prefeituras elevam valor de imposto rural

Caroline Maldonado | 14/10/2015 11:54
Valor da terra nua é usado para definir imposto territorial rural (Foto: Marcos Ermínio)
Valor da terra nua é usado para definir imposto territorial rural (Foto: Marcos Ermínio)

Critério adotado por algumas prefeituras de Mato Grosso do Sul para definição do VTN (Valor da Terra Nua) encareceu o imposto territorial de produtores rurais deste ano. Desde 2005, o total arrecadado vai para as prefeituras. Antes, o recurso era dividido com a União. Produtores reclamam que os municípios utilizam valores maiores com fim de aumentar a arrecadação e cobrir suas defasagens.

Todos os anos, cada município contrata especialistas para fazer levantamentos e definir o VTN, um dos dados solicitados pela Receita Federal, na declaração do ITR (Imposto Territorial Rural). Embora os proprietários tenham direito de declarar o que julgam correto, temem cair na malha fina, quando o órgão constatar que o declarado não bate com os valores informados por certas prefeituras que, por sua vez, utilizaram tabela divulgada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que traz valores maiores.

Para os sindicatos rurais, a atitude dos prefeitos visa apenas aumentar a arrecadação e traz diversos prejuízos para o desenvolvimento dos municípios. Algumas prefeituras negociaram junto aos proprietários a definição desse valor, mas outras se recusaram a discutir o caso, segundo a diretora secretária da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Terezinha Cândido Silva. “Teve prefeito que usou o bom senso e elevou um pouco o VTN em relação ao ano passado, mas não usou o dado do levantamento do Incra. Embora o imposto seja autodeclaratório, esse valor indicado pelas prefeituras é muito importante, porque a receita vai usá-lo para fiscalizar”, explica.

Segundo Terezinha, que também é presidente do Sindicado Rural de Coxim, cerca de 50% das prefeituras da região norte do Estado informaram valores baseados no levantamento do Incra à Receita Federal e boa parte dos produtores não declarou esses mesmos números, por avaliar como abusivo e já se prepara para se defender caso caia na malha fiscal. “A Famasul tem um corpo jurídico dando apoio para todos os sindicatos rurais. Em Coxim fizemos reunião com produtores e depois na Câmara dos Vereadores, porque muitos não sabem nem o que é isso, então estamos fazendo esse trabalho de educação realmente para levar o conhecimento e conseguir mais apoio”.

Presidente do Sindicato Rural de Coxim, Terezinha, durante reunião para entrega de sugestão de retificação de valores da terra nua à prefeitura  (Foto: Coxim Agora)
Presidente do Sindicato Rural de Coxim, Terezinha, durante reunião para entrega de sugestão de retificação de valores da terra nua à prefeitura (Foto: Coxim Agora)

O processo implica em custos para os produtores que terão que se defender e ainda prejudica a relações de compra e venda, na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, que preside também o Sindicato Regional Norte, Milton Pereira de Souza. “Se usassem o bom senso tudo teria sido abreviado, produtores nunca se negaram a pagar o ITR, por mais que prefeituras paguem por momento difícil não e justo produtor pagar por isso. Além disso, atrapalha a venda, pois muitos deixam de comprar e investir em um município por causa desse valor, é um prejuízo para o desenvolvimento das cidades”.

Na região sul, os proprietários de Ponta Porã também reclamam da situação. O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre Paes Martins, alega que o VTN informado pela prefeitura dobrou e acabou encarecendo o imposto em 300%, em alguns casos. “Algumas prefeituras ouviram os produtores e retificaram para menos o valor, em setembro, mas outras não. Isso é um abuso violento, o que produtor rural esta pagando”, reclamou Jean.

Prefeituras - Para saber mais sobre a atitude dos prefeitos, o Campo Grande News tentou contato com a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), mas a entidade informou que o presidente Juvenal de Assunção Neto, estava em reunião  e não se posicionou sobre o assunto.

O prefeito de Ponta Porã, Ludimar Godoy Novais, explicou o caso a partir da perspectiva dos administradores. “Aqui no município, no ano passado foi feito estudo com empresa contratada pela prefeitura para fazer estudo e definir O VTN. Neste ano, usamos o levantado pelo Incra e os valores são mais altos, porque o estudo foi mais amplo”, disse. O prefeito argumentou que o imposto é autodeclaratório. “Se cair na malha fiscal, o produtor justifica, porque deu aquele valor. Essa reclamação é sem pé, nem cabeça, pois não é a prefeitura que impõe o imposto. Algumas prefeituras utilizam o valor lançado pelo Incra pra informa à Receita”.

VTN – O Valor da Terra Nua é informado pelas prefeituras à Receita Federal por meio de seis classificações. São elas, lavoura de aptidão boa, lavoura de aptidão irregular, lavoura de aptidão restrita, pastagem plantada, silvicultura ou pastagem natural e preservação da fauna e flora. Cada um desses itens, tem um valor diferente.

Nos siga no Google Notícias