ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Para baixar preço do feijão, governo zera tarifa de importação do produto

Anny Malagolini | 24/06/2016 08:23
Na Capital, o preço do feijão passa dos R$ 10 (Foto: Fernando Antunes)
Na Capital, o preço do feijão passa dos R$ 10 (Foto: Fernando Antunes)

Durante 90 dias, alíquota de importação dos feijões preto e carioquinha, de países que não fazem parte do Mercosul (Mercado Comum do Sul), será reduzida a 0%. A decisão foi aprovada ontem (22), pelo Camex (Câmara de Comércio de Exterior).

Atualmente, o feijão importado fora do bloco econômico do Mercosul entra no país com a tarifa de 10%. De acordo com o governo federal, a determinação visa combater a elevação do preço do alimento, tomada por fatores climáticos que afetaram a safra ao longo do primeiro semestre.

Na última quarta-feira (22), o Presidente em exercício Michel Temer, anunciou mais uma alternativa para barrar o preço do feijão: A importação do produto em vizinhos do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Bolívia. O objetivo é incentivar as grandes redes brasileiras a comprar no mercado estrangeiro, já que não existe tarifa de importação no Mercosul.

O aumento do preço do feijão brasileiro se deve à seca em grande parte dos estados que produzem o grão. Com isso, houve queda na oferta e, com o aumento da demanda, os preços acabaram subindo. Entre 15 de maio e 15 de junho, o feijão subiu 16,38%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15). O índice serve de prévia para o IPCA, que mede a inflação oficial do governo.

Nos siga no Google Notícias