ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Para consumidor queda no diesel será menor

Redação | 10/06/2009 10:32

Embora o governo federal tenha determinado queda de 15% no preço do diesel nas refinarias, esperando redução de 9,6% ao consumidor, a queda nas bombas será de apenas 4% a 5%, segundo o Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de Mato Grosso do Sul).A explicação está na retenção de imposto pelo governo e aumento o lucro das distribuidoras.

O diretor-suplente de comunicação, Mário César Neves, afirma que os revendedores mantinham expectativa de uma redução maior. "Considerando os últimos 12 meses, que o preço do barril de petróleo caiu 51%, esperávamos uma queda em torno de 30%. Agora, o Governo deu 15% de redução e ainda retém 6% de imposto, ou seja, dos 51%, o repasse chega a 9%", explica.

Por outro lado, distribuidoras também comunicaram que farão uma "recuperação de margem de lucro", que deve impactar em uma fatia em torno de 5% a 6%.

Neves argumenta ainda que a alíquota do ICMS em Mato Grosso do Sul impede redução maior. "Enquanto a alíquota de ICMS dos estados vizinhos é de 12%, a nossa é 17%".

Além da redução ao consumidor ser menor que o esperado, em julho deve haver alta, segundo a Fecombustíveis. A partir de 1º de julho está prevista a alteração de 3% para 4% no teor de biodiesel no diesel, o que deve aumentar em 1% o custo do diesel.

Boa notícia

Nos siga no Google Notícias