ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Para especialista, Dilma fez "muito bem" ao antecipar redução de juros

Aline dos Santos | 23/05/2012 18:55

Sobre a região Centro-Oeste, afamada por ser uma fronteira agrícola, ele destaca o espírito empreendedor.

Redução de juros foi aprovada por Stephen Kanitz, autor do livro "O Brasil Que Dá Certo". (Foto: André de Abreu)
Redução de juros foi aprovada por Stephen Kanitz, autor do livro "O Brasil Que Dá Certo". (Foto: André de Abreu)

A política de redução de juros adotada pela presidente Dilma Rousseff (PT) ganhou aplausos do consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz. “Até me surpreendeu, achei que fosse mais para o final do ano que vem. Mas antecipou porque a crise mundial está feia. Foi muito bem”, afirma Kanitz, que fez palestra na Expo-MS Industrial, feira realizada em Campo Grande.

Segundo ele, o governo federal adotou a estratégia correta. “Você faz o contrário, devolve dinheiro para o tomador. Quando devolve o dinheiro, o juro cai por definição”, avalia. Para Kanitz, o corte nos juros é consistente, com efeitos benéficos a longo prazo, chegando 0,5%. “Vai mudar a cara do Brasil”, prevê.

Nos cálculos do consultor, a taxa básica de juros deve cair para 8,5%. Do total, deve-se descontar a inflação e Imposto de Renda. O que concretizaria, desta forma, o juro de 0,5%.

Kanitz também destaca a força do Brasil no agronegócio, com foco para “alimentar” os mercados mais populosos, como China e Índia. “É um grande negócio. O Brasil tem 20% do sol do mundo. Tem condições ser o celeiro do mundo”, afirma.

Sobre a região Centro-Oeste, afamada por ser uma fronteira agrícola, ele destaca o espírito empreendedor. “Que ninguém me ouça em São Paulo, mas isso eles já perderam um pouco.

Confiança – Com olhos visionários, ele prevê uma crise nos Estados Unidos daqui a dois anos. “Está todo mundo achando que a crise é na Europa. Mas tem uma crise muito maior e pior do que a 2008. Vai ser uma crise de confiança, com fuga de capital. Porém, o Brasil está super bem”, analisa.

Stephen Kanitz é mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, foi professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. O conferencista é autor dos livros "O Brasil Que Dá Certo".

Nos siga no Google Notícias