A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 01 de Outubro de 2016

19/06/2016 08:20

Para evitar conta alta, agência dá dicas sobre aparelhos elétricos no inverno

Fernanda Mathias
Cuidados evitam surpresas na conta de energia elétrica (Foto:Marcos Ermínio/Arquivo)Cuidados evitam surpresas na conta de energia elétrica (Foto:Marcos Ermínio/Arquivo)

O inverno começa oficialmente na próxima terça-feira, 21 e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) faz um alerta para que os consumidores não tenham surpresa com as contas por conta do uso acentuado de chuveiro elétrico, secadores e aquecedores.

Veja Mais
Com investimentos de US$ 80 milhões, JBS inaugura unidade no Paraguai
Em meio à crise, idosos garantem movimento nas agências de turismo

“O maior cuidado deve ser com o uso do chuveiro elétrico, que é um dos maiores gastadores de energia dentro de uma residência”, informa. O consumo do chuveiro por uma hora fica entre 4,5 e 6 quilowatts-hora (kWh). Na posição verão, na qual a água fica um pouco mais fria, o consumo é entre 2,10 e 3,5 kWh. Entre as dicas da Aneel para diminuir o consumo de energia com o chuveiro elétrico estão reduzir o tempo do banho e fechar o registro na hora de passar o sabonete ou xampu.

O tempo frio e úmido também faz com que o uso da secadora de roupas aumente nas residências. Os equipamentos consomem entre 120 kWh e 150 kWh por mês, se utilizados durante uma hora por dia. “Neste caso, a dica é e aproveitar ao máximo o calor do sol para a secagem das roupas e acumular uma maior quantidade de roupas para secar de uma única vez, para que o uso da secadora seja menos freqüente”.

Quanto aos secadores de cabelos, gastam entre 1 e 1,5 kWh a cada hora de uso. Se usado por cinco minutos durante todos os dias, o aumento no consumo mensal será entre 2,5 kWh a 3,75 kWh. No caso de aquecedores elétricos, é preciso cuidado para evitar acidentes. O consumo desses aparelhos pode variar entre 120 kWh e 228 kWh por mês, dependendo do tipo de aquecedor – irradiador, de gabinete, a óleo e split.

Na compra, é importante observar em todos os equipamentos o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que indica quais produtos são mais econômicos. Os produtos que apresentam notas A, ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que as que indicam notas D ou E. Também é preciso ficar atento às condições e á vida útil dos aparelhos eletrodomésticos.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions