ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Para governador, nova crise econômica não deve afetar MS

Vinícius Squinelo | 10/08/2011 12:21

André comentou que expectativa é manutenção da economia do Estado estável, mas não descartou efeitos negativos.

Governador diz que MS tem potencial para superar turbulências. (Foto Rachid Waqued)
Governador diz que MS tem potencial para superar turbulências. (Foto Rachid Waqued)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou na manhã de hoje que a nova possibilidade de crise econômica mundial não deve afetar o Mato Grosso do Sul.

“Nós trabalhamos com exportação de commodities, que tem uma absorção estável no mercado, por isso não acredito muito em efeitos negativos por aqui”, explicou o governador, durante lançamento do projeto “TRE na Escola-Cidadã”, na Escola Estadual Joaquim Murtinho em Campo Grande.

Commodity é o termo que significa mercadoria, e é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária, como grãos e cabeças de gado, nas bolsas de mercadorias.

Mesmo acreditando em um quadro estável para MS, André não descartou efeitos econômicos negativos, e uma queda na arrecadação. “A expectativa de não sentirmos nenhum efeito é mais na vontade, e se a arrecadação cair ficamos em uma situação complicada”, alertou o governador.

O risco de uma nova crise mundial, após três anos do “crash” de 2008, deixa os mercados pelo globo com os “cabelos em pé”. A Bovespa, principal bolsa de valores do Brasil, chegou a ter queda de quase 9% nesta semana.

A nova crise foi desencadeada pelo desgaste do governo dos Estados Unidos para conseguir elevar o teto da dívida do país, o que quase resultou em um calote, que poderia ser desastroso para a economia mundial.

Após as batalhas travadas por Barack Obama na Câmara e no Senado, o teto foi aumentado. Porém, como consequência os papéis das dívidas estadunidenses foram rebaixadas por instituições de referência, o que gerou a possibilidade de uma nova recessão, e a saída de investidores em vários países, como o Brasil.

Nos siga no Google Notícias