ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Para mostrar opções de lazer, Sebrae cria roteiros turísticos da Capital

Liana Feitosa | 24/04/2015 17:50
Propriedades oferecem day-use com rotina da vida no campo. (Foto: Fernando Antunes)
Propriedades oferecem day-use com rotina da vida no campo. (Foto: Fernando Antunes)

Acostumada a ser corredor turístico, e não ponto de parada, Campo Grande tem recebido iniciativas para estimular o turismo regional e apresentar opções de lazer não só para visitantes de fora, mas, também, ao campo-grandense.

Entre as ações está o projeto Turismo Rural Campo Grande, que criou circuitos turísticos rústicos, uma novidade promovida pelo Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul).

Um dos circuitos está o “Café Rural”, que oferece roteiros gastronômicos e culturais, e o “Trilhas e Morros de MS”, espécie de mapa com propriedades e atrativos de aventura, lançados nos dias 23 e 28 de abril, respectivamente.

"Nos próximos meses, o Sebrae quer apresentar mais três circuitos, totalizando cinco roteiros como opções de lazer", explica a gestora Lígia Braga, responsável pelo projeto.

Conhecendo de perto - Para avaliar as alternativas turísticas, um grupo técnico, formado por gestores, consultores e analistas do Sebrae, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio), conheceu in loco propriedades do segmento para saber o que é oferecido nas propriedades.

Essas visitas ocorreram na mesma ocasião em que foram lançados os circuitos. Nas oportunidades, fatores como qualidade das instalações, opções de entretenimento nas propriedades, opções de passeios, organização dos locais e preços dos serviços foram considerados.

Grupo técnico conheceu propriedades rurais que fazem parte do circuito turístico Café Rural. (Foto: Fernando Antunes)(Foto: Fernando Antunes)
Grupo técnico conheceu propriedades rurais que fazem parte do circuito turístico Café Rural. (Foto: Fernando Antunes)(Foto: Fernando Antunes)

Orientação - De acordo com Lígia, antes disso o Sebrae ofereceu capacitações e consultorias a 34 proprietários rurais que fazem parte do projeto Turismo Rural Campo Grande.
As orientações forneceram bagagem aos empresários, ensinando desde a delimitar público-alvo, passando pela importância de traçar uma identidade visual, até chegar em aspectos legais como licenciamentos ambientais.

Café Rural - No primeiro dia de visitas, o grupo técnico conheceu duas propriedades rurais que fazem parte do circuito Café Rural: a Estância Jóia e a Fazenda Pontal das Águas. Na próxima terça-feira (28) será o dia de conhecer o Haras Cachoeira e a Estância Alegria, que fazem parte do mesmo circuito.

Com alternativas diferentes de atrativos, todas fornecem descanso e lazer a poucos quilômetros de Campo Grande. Além disso, oferecem atividades que permitem ao visitante interagir com a natureza e, ainda, aproveitar roteiro gastronômico regional.

Todas os locais atendem com agendamento prévio. Confira as formas de contato para saber mais:

1 - Estância Jóia, telefone: 9975-4408. Site: www.estanciajoia.com.
2 - Fazenda Pontal das Águas, telefones: 3344-1033 ou 9982-7175. Site: www.pontaldasaguas.com.br.
3 - Estância Alegria, telefones: 9206-1007, 9981-3514 e 3341-8621. Site: www.chacaraalegria.com.br.
3 - Haras Cachoeira, telefones: 3681-1007, 3383-0804 e 9983-7514. Site: www.fazendaharascachoeira.com.br.

Projeto Turismo Rural Campo Grande criou circuitos turísticos rústicos como opções de lazer ao campo-grandense. (Foto: Fernando Antunes)
Projeto Turismo Rural Campo Grande criou circuitos turísticos rústicos como opções de lazer ao campo-grandense. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias