ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Para Reinaldo, renegociação da dívida garante pagamento das contas em dia

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 01/09/2016 13:22
Governador falou sobre o assunto nesta manhã durante evento. (Foto: Alcides Bernal)
Governador falou sobre o assunto nesta manhã durante evento. (Foto: Alcides Bernal)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse hoje, que a renegociação da dívida dos estados com a União vai garantir que as contas continuarão sendo pagas em dia, principalmente os setores essenciais como salários e investimentos.

O projeto de Lei 257/16 foi aprovado pela Câmara Federal e a previsão é de que comece a vigorar a partir de 2017. A proposta prevê estender em até 30 anos a dívida dos estados com a União. O valor pago mensalmente está suspenso e assim deve continuar até o fim do ano.

Em janeiro, os estados voltam a pagar as parcelas, porém cerca de metade do valor, que será crescente até chegar ao montante total. "O Estado vai continuar fazendo sua parte e cumprindo com suas obrigações do dia a dia", disse Reinaldo hoje, durante agenda pública.

Ele afirma ainda que a mudança vem em um momento de perda de receitas e será bastante importante para "flexibilizar o Tesouro estadual". O governador estima que tenha perdido R$ 50 milhões mensais referente ao ICMS (Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Produtos) do gás natural.

Isso acontece devido a queda no consumo de gás por parte de termelétricas estaduais. Acontece que entre 2014 e 2015 a crise hídrica nacional elevou muito a demanda pelo combustível no Estado, mas com a volta das chuvas o consumo e o repasse voltaram ao normal.

"A renegociação serve pra cobrir essa perda de receita e vai nos ajudar a manter os investimentos e pagamento de servidores em dia", destaca Reinaldo.

Nos siga no Google Notícias