ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Pela primeira vez em 4 anos, venda de máquinas agrícolas recua em MS

Bruno Chaves | 14/07/2014 12:24
Colheitadeira está entre os maquinários agrícolas mais vendidos no Estado (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Colheitadeira está entre os maquinários agrícolas mais vendidos no Estado (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

No primeiro semestre do ano, as vendas de maquinários agrícolas, tratores, colheitadeiras e outros, recuaram entre 10% e 15% em Mato Grosso do Sul. Diversos fatores contribuíram para a queda do índice, mesmo com a agropecuária vivendo um momento favorável, com a produção em crescimento, explicou o presidente do Sincov/MS (Sindicato Profissional das Concessionárias de Veículos Automotores do Estado), Roberto Mosena. É a primeira vez, desde 2010, que o setor tem recuo nas vendas.

Até a Copa do Mundo, que terminou ontem, está entre os motivos alegados para a queda. “Entre esses fatores estão os preços dos grãos, que continuam bons, mas são menores; a Copa do Mundo, que diminuiu os dias úteis; os feriados, que têm influência grande; e a queda na estimativa de crescimento do Brasil, que começou o ano em 4% e hoje falamos em 1%”, explicou Mosena.

Ainda de acordo com o presidente do sindicato, outro fator que exerce grande influência na queda das vendas é a demora na liberação de financiamento. Conforme Mosena, a maioria dos processos é feita pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), que tem feito um procedimento mais demorado. “Entre venda e a concretização do negócio tem um tempo maior”, afirmou.

Para o futuro - Segundo previsão do Sincovems, representação regional da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) em Mato Grosso do Sul, a estimativa é que o cenário de vendas baixas permaneça nos últimos seis meses do ano. “O segundo semestre vai ser igual o primeiro. Mas é importante lembrar que as vendas não estão ruins, são vendas boas. Só são menores que ano passado”, disse.

Entre os maquinários agrícolas, os tratores são os mais comercializados em Mato Grosso do Sul por causa da frequência do uso. Na sequência no volume de vendas aparecem os implementos agrícolas, que são todos as outras máquinas não têm motor. As colheitadeiras aparecem na sequência como veículos mais vendidos no Estado.

Nos siga no Google Notícias