ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Pesquisa do IBGE indica inflação de 0,84% para abril em Campo Grande

Bruno Chaves | 09/05/2014 11:42
Índice da Capital é responsável por 1,51% da inflação do Brasil (Foto:Marcos Ermínio)
Índice da Capital é responsável por 1,51% da inflação do Brasil (Foto:Marcos Ermínio)

Em abril, a inflação de Campo Grande ficou em 0,84%, balanço abaixo da taxa de 0,93% registrado em março pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A queda foi de 0,09 ponto percentual. Outra pesquisa, de um núcleo regional, divulgada no último dia 7, revelou que a inflação na Capital foi de 0,60%.

No Brasil, a inflação ficou em 0,67%, abaixo do índice registrado em março: 0,92%. Conforme o IBGE, a desaceleração do IPCA foi puxada pelos grupos Alimentação e Bebidas e Transporte. O primeiro setor registrou queda 0,73 ponto percentual, caindo de 1,92% em março para 1,19% em abril. A queda mais expressiva foi no grupo Transporte, que atingiu -1,06%, caindo de 1,38% para 0,32%.

Para o instituto, esses dois grupos foram responsáveis pela redução na inflação no Brasil em abril. Mesmo assim, o grupo dos alimentos continuou apresentando não só a mais elevada variação (1,19%) como o maior impacto no mês (0,30 ponto percentual).

Depois da categoria Alimentos e Bebidas, os setores que apresentaram índices mais elevados foram Saúde e Cuidados Pessoais (1,01%); Habitação (0,87%); Vestuário (0,47%); Transportes (0,32%); e Despesas Pessoais (0,31%). As menores taxas foram dos grupos Comunicação (0,02%); Educação (0,03%); e Artigos de Residência (0,20%).

Pesos regionais – Além da Capital, que entrou na pesquisa mensal em janeiro deste ano, o levantamento do instituto também é feito com famílias que têm rendimento monetário de um a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Brasília (DF).

O cálculo do índice do mês coletou preços no período de 29 de março a 28 de abril de 2014 (referência) com os preços vigentes no período de 27 de fevereiro a 28 de março de 2014 (base).

Campo Grande tem peso regional de 1,51% na inflação do Brasil. Na lista de 13 cidades, a Capital ocupa a última posição. O município que mai contribui para o aumento da variação no País é São Paulo, com 30,67% de peso regional. A capital paulista é seguida pelo Rio de Janeiro (12,06%), Belo Horizonte (10,86%) e Porto Alegre (8,40%).

Campo Grande na contramão do País – Outro índice de inflação divulgado nesta semana apontou que em abril, a taxa registrada em Campo Grande foi de 0,60%. O índice teve ligeira queda quando comparado ao mês anterior, março, quando atingiu 0,80%. Entretanto, a diminuição do valor não pode ser comemorada, já que no quarto mês de 2013 a inflação ficou em 0,30%.

Os números foram divulgados na última quarta-feira (7) pelo IPC/CG (Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande), elaborado pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Na contramão do País, a pesquisa regional aponta que o grupo de Alimentação continua como responsável por puxar a inflação, como avaliou o coordenador do Núcleo de Pesquisas, Celso Correia de Souza. Ele ainda analisou que os setores de carros novos e etanol também contribuíram para o resultado “de forma inusitada”.

Nos siga no Google Notícias