ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Pesquisa do IBGE mostra crescimento das vendas do comércio em MS

Bruno Chaves | 15/05/2014 08:54
Volume de móveis e eletrodomésticos cresceu 1,5% no Brasil (Foto: Cleber Gellio/Arquivo Campo Grande News)
Volume de móveis e eletrodomésticos cresceu 1,5% no Brasil (Foto: Cleber Gellio/Arquivo Campo Grande News)

Em março de 2014, o volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul cresceu 0,9% e a receita nominal registrou queda de -1,1%, ambas em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados hoje (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na Pesquisa Mensal do Consumidor.

Na contramão, o volume de vendas do Brasil apresentou retração de -0,5% e  a receita nominal alta de 0,5%. Conforme o instituto, o levantamento tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e de seus principais segmentos.

Dos 27 estados brasileiros, em relação ao volume de vendas, 12 apresentaram resultados positivos na comparação março de 2014 e março de 2013. Com aumento de 1,7%, Mato Grosso do Sul figurou como o nono estado que mais ajudou alavancar o volume de vendas.

Os destaques positivos ficaram com os estados do Amapá (9,6%); Acre (6,6%); Maranhão (6,0%); Ceará (5,0%); Bahia (4,2%); e Tocantins, Mato Grosso e Alagoas (ambos com 4,1%).

Quanto à participação na composição da taxa negativa do Comércio Varejista, sobressaíram, pela ordem: Rio de Janeiro (-5,7%); São Paulo (-0,6%); Rio Grande do Sul (-2,9%); e Santa Catarina (-3,6%).

Atividades – Das 10 atividades pesquisadas pelo IBGE, três apresentaram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal nos resultados de março sobre fevereiro. Os resultados foram classificados na ordem das taxas:

Móveis e eletrodomésticos (1,5%); Livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,5%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%); Veículos e motos, partes e peças (-0,6%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,8%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,0%); Combustíveis e lubrificantes(-1,5%); Material de construção (-3,1%); e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,5%).

Nos siga no Google Notícias