ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Pesquisa monstra endividamento maior das famílias em MS no mês de agosto

Marta Ferreira | 24/08/2011 16:45
Cartão de crédito, um dos vilóes do aumento do endividamento das famílias. (Foto: Reprodução)
Cartão de crédito, um dos vilóes do aumento do endividamento das famílias. (Foto: Reprodução)

Aumentou em agosto o índice de famílias campo-grandenses endividadas com cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros, mostra a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio e Bens, Serviços e Turismo). Em julho, 48% das famílias estavam endividadas, percentual que, em agosto passou a 52%.

Conforme os dados, sã 128.228 famílias endividadas neste mês de agosto, 8.856 a mais que em julho. Das que foram ouvidas, 26% disseram estar em dia com as contas e 8% afirmaram que não terão condições de pagar as dívidas.

“Em julho já percebemos uma pré-disposição maior do consumidor em comprar e o parcelamento, no cartão ou carnês é usado por boa parte dos consumidores”, avaliou o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Edison Ferreira de Araújo.

O cartão de crédito segue como a principal armadilha para os endividados, representando 74,8% têm compromissos. Outros 21,7% têm dívidas em carnês de lojas, 12,8% com crédito pessoal, 7,8% com financiamento de carro e 6,2% financiamento da casa.

A metade dos entrevistados disse que tem contas atrasadas e dentre os que têm contas em atraso 29,5% disseram que no próximo mês não terão condições de pagar as contas vencidas. Na maioria dos casos, 57,4%, as dívidas estão vencidas há mais de 90 dias.

De acordo com a pesquisa, o índice de comprometimento da renda é alto. Do total de entrevistados, 77,1% dizem que as parcelas consomem de 11% a 50% da renda familiar.

Nos siga no Google Notícias