ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Pesquisa revelará impacto do Carnaval na economia de Corumbá

Para saber quem chega e o quanto gasta, o levantamento vai coletar dados com as escolas de samba e empresários

Aline dos Santos, de Corumbá | 09/02/2013 17:54
Quem chega à cidade responde a questionário. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Quem chega à cidade responde a questionário. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Prefeito, Duarte passou de folião a responsável pela festa. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Prefeito, Duarte passou de folião a responsável pela festa. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Dividida entre o aeroporto e a rodovia de acesso a Corumbá, uma equipe de recepção aos turistas vai além da missão de dar boas-vindas. Neste ano, quem visita a cidade com o Carnaval mais tradicional de Mato Grosso do Sul responde a questionário quando chega e quando parte. O objetivo é saber quantos turistas visitam o município no período da Folia de Momo.

“Vamos saber sobre os gastos e satisfação com o evento. Além do impacto financeiro no Carnaval”, afirma a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Helenemarie Dias Fernandes. Para saber quem chega e o quanto gasta, o levantamento vai coletar dados com as escolas de samba e empresários. “A pesquisa abrange comércio formal e informal”, explica a diretora. A quantidade de visitantes deve ser conhecida já na próxima segunda-feira. O montante de gastos será concluído dentro de mais uma semana.

“Todos sabem que o Carnaval gera empregos, movimenta a economia. Mas não temos os dados exatos”, salienta o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT). Pela primeira vez à frente do maior Carnaval do Centro-Oeste, ele conta que passou de folião ao organizador da festa. Com pouco mais de 30 dias para preparar o evento tradicional, o prefeito conta que focou em segurança e melhoria de infraestrutura.

“Basta olhar e ver o quanto dá trabalho”, afirmou, mostrando a passarela do samba, onde camarotes e arquibancada ocupam várias quadras. Segundo o prefeito, a segurança foi reforçada por mais 37 policiais, além da guarda municipal e segurança privada. “O Carnaval aqui é muito mais do que uma festa. Envolve a cidade toda”, enfatiza Duarte.

Conforme dados divulgados pela Prefeitura, a festa recebe 35 mil foliões e gera 700 empregos. A alegria fica por conta de 10 escolas, 11 blocos e quatro cordões.

Nos siga no Google Notícias