A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Setembro de 2016

13/02/2015 10:59

Pesquisadora de MS vai ao Reino Unido criar filtro feito de escama de peixe

Priscilla Peres
Pesquisadora de Dourados teve a ideia durante competição em SP. (Foto: Senai)Pesquisadora de Dourados teve a ideia durante competição em SP. (Foto: Senai)

Pesquisadora industrial de Dourados - distante 233 km de Campo Grande, embarca ainda este mês para o Reino Unido onde vai participar da criação de um protótipo de filtro à base de escama de peixe. A ideia do produto surgiu durante Grand Prix Senai de Inovação promovido em São Paulo (SP), no fim do ano passado.

Veja Mais
Bancários voltam a negociar reajuste e fim da greve nesta terça-feira
Com cautela no exterior, dólar fecha praticamente estável a R$ 3,24

Stella Fernanda de Aquino Oliveira é pesquisadora do Laboratório Aberto de Inovação e Criatividade do Instituto Senai de Tecnologia – Alimentos, localizado no Senai de Dourados. Ela foi a líder da equipe campeã do Grand Prix Senai de Inovação e revela que a ideia do filtro tem como diferencial competitivo o fato de a matéria-prima ser de baixo custo, um resíduo da indústria frigorífica.

“A escama de peixe, atualmente considerada um resíduo para a indústria frigorífica, apresenta propriedades absortivas (adesão), podendo ser uma alternativa a baixo custo para a remoção de resíduos sólidos de estações de tratamento de efluentes (ETE) e, consequentemente, melhorando a qualidade da água residual”, explicou, acrescentando que as escamas serão compactadas e utilizadas para retirada dos resíduos das águas efluentes.

Para a pesquisadora do IST Alimentos, a viagem ao Reino Unido agrega em troca de conhecimento e tecnologia. “A oportunidade vai fomentar o trabalho em rede e proporcionar o contato com pesquisadores de outro país, além de ser um avanço em inovação e a chance de uma parceria internacional”, comentou.

De acordo com o técnico em Inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Marcio Cortez Chanquini, a participação representa o resultado de muita dedicação e busca incessante pela pesquisa em tecnologia e inovação. “São esses conceitos que norteiam o Senai e pelos quais procuramos disseminar em todo o Estado do Mato Grosso do Sul”, declarou.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions