ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Planta da Cargill em MS estaria ociosa devido a produção de soja, diz jornal

Priscilla Peres | 17/08/2016 12:35

O preço da soja em alta no mercado interno e a previsão de uma supersafra a ser colhida nos Estados Unidos nos próximos meses, tem feito indústrias brasileiras diminuírem o ritmo de processamento do grão.

De acordo com matéria do Valor Econômico, a previsão é de que 40,3 milhões de toneladas de soja sejam processadas este ano no Brasil, segundo a Abiove (Associação das Indústrias de Óleos Vegetais. O montante é perto do atingido em 2015, quando um recorde foi batido.

Diante do cenário de oferta e preços altos, as multinacionais Cargill e Louis Dreyfus estariam parando o processamento de soja em algumas unidades do país. A Cargill, segundo a reportagem, estaria com as plantas de Três Lagoas e Primavera do Leste, no Mato Grosso ociosas.

A Cargill não confirmou a informação, apenas disse que não vai comentar o assunto. Já a Dreyfus, segundo a reportagem, confirmou que vai para o esmagamento em duas de suas cinco fábricas de processamento devido "condições de oferta e demanda atual".

O indicador Cepea/Esalq para a saca de 60 quilos do grão negociada no interior do Paraná, por exemplo, está acima de R$ 77 - ou acima de US$ 24. Em reais, é o mesmo nível do mesmo período de 2015, mas em dólar a alta chega a quase 20%.

Nos siga no Google Notícias