ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Polícia flagra fraude em bombas de combustíveis de posto

Redação | 19/02/2010 14:06

Policiais civis da Decon (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e da Secretaria Estadual de Fazenda flagraram, no início da tarde de hoje, fraude em um posto de combustível de Campo Grande. O gerente foi detido e duas bombas de combustíveis foram lacradas.

O caso foi denunciado à ANP (Agência Nacional do Petróleo), que acionou o fisco estadual e a polícia. A operação confirmou a denúncia e autuou o Posto Depetróleo, na Avenida Duque de Caxias, Vila Eliane, na saída para Aquidauana.

Conforme o delegado da Decon, Adriano Garcia Geraldo, o gerente do estabelecimento, Júnior Cateleto, foi detido e será encaminhado à delegacia para prestar depoimento. O proprietário do posto, que pertence à rede JD, João Deoni, também será convocado para depor no caso.

Eles serão indiciados por crime contra a ordem tributária. O consumidor estava tendo prejuízo ao abastecer no posto.

Peritos do Inmetro (Agência Estadual de Metrologia) confirmaram a fraude por meio de laudo. No caso de abastecimento de 20 litros, a bomba da gasolina estava abastecendo 1,2 litros a menos, enquanto a de álcool, 1,3 litros.

Isto significa que o estabelecimento estava causando ao consumidor, que abastece quatro tanques de 50 litros por mês, prejuízo de R$ 31 na gasolina. No caso do álcool, o cliente estava sendo lesado em R$ 17. Segundo o delegado, as provas de fraude são "inequívocas".

A polícia concluirá o inquérito e encaminhará ao MPE (Ministério Público Estadual), que poderá denunciar o proprietário à Justiça. A pena é de dois a cinco anos. Em outro processo, o empresário, que já era investigado pela Secretaria de Fazenda por sonegação fiscal, quitou os débitos e se livrou da condenação.

No posto há oito bicos de combustíveis, que totalizam 17 bombas. Apenas dois desses bicos, popularmente chamados de bombas, foram lacrados até o momento, depois de constatada a irregularidade.

Outro lado - A advogada do grupo, Vanessa Rosseti, afirmou que não houve a instauração do procedimento nem tinha conhecimento do laudo de infração para comentar sobre a operação de hoje. Ela destacou que só irá se manifestar após ter conhecimento das acusações feitas pela polícia.

Nos siga no Google Notícias