ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Prazo para implantar aplicativo fiscal acaba em novembro

Redação | 12/10/2010 20:26

Os comerciantes de Mato Grosso do Sul tem até o dia 30 de novembro para implantar o PAF (Programa Aplicativo Fiscal), para emissão do cupom fiscal. A determinação da Sefaz (Secretaria de Fazenda) é válida para contribuintes com receita bruta anual inferior a R$ 1 milhão.

O prazo já foi alterado três vezes. Na última determinação, os comerciantes tinham até 30 de junho para se adequarem às exigências do fisco.

O novo sistema é interligado ao controle de estoque, emitindo arquivos exigidos pela unidade fazendária. Com a tecnologia atualizada, o lojista fica impedido de sonegar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por conta da não emissao de cupom fiscal.

Edson Ochigame, gestor da Unidade de Controle de Automação Comercial da Sefaz, explica que o comprovante emitido no ato da compra é a defesa do consumidor quanto à garantia do produto adquirido.

"Para o lojista é a garantia que os concorrentes estão trabalhando com a mesma exigência fiscal", diz o gestor, o que vai refletir no preço do produto e consequente volume das vendas.

Para os lojistas com receita acima de R$ 1 milhão o prazo terminou em 1° de janeiro deste ano.

Nos siga no Google Notícias