ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Prazo para pagamento da quinta cota do IR vence na terça

Redação | 28/08/2010 17:35

Os contribuintes pessoas físicas com imposto a pagar devem ficar atentos ao prazo da quinta cota, que vence na próxima terça-feira (31). Para imprimir o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e procurar a seção Cidadão. Ao passar o mouse sobre essa palavra, uma nova janela irá se abrir com o subitem Pagamentos, onde será possível achar as opções para a emissão do Darf. De acordo com a Receita Federal, o valor deverá ser acrescido de juros à taxa de 3,4%.

Para auxiliar o contribuinte, a Receita disponibiliza desde 1997, o sistema conhecido como Siscalc. O programa calcula o valor da multa e dos juros moratórios e permite a impressão do Darf para pagamento dentro do vencimento ou em atraso. Um tutorial animado dá dicas ao contribuinte sobre como proceder.

Caso o contribuinte tenha dúvida quanto à existência de imposto a pagar, a saída é consultar o extrato da declaração do imposto de renda que mostra a situação fiscal de cada contribuinte. Caso não queira fazer a consulta online deve procurar uma unidade da Receita Federal.

Nos siga no Google Notícias