A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016

15/05/2015 17:28

Preço do tomate tem variação de quase 57% em Mato Grosso do Sul

Renata Volpe Haddad
Desde 2013, tomate fica caro nesta época do ano. (Foto: Marcelo Calazans)Desde 2013, tomate fica caro nesta época do ano. (Foto: Marcelo Calazans)

O preço do tomate teve variação de 56,39% nos meses de março e abril deste ano, de acordo com a Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Outros produtos como milho verde, mamão formosa e banana nanica apresentaram aumento de preço nos dois últimos meses, quando comparado ao início do ano.

Veja Mais
Tomate fica 60% mais caro e já é vendido por quase R$ 8 o quilo
Energia e tomate pesam no bolso e inflação de abril é a maior em 4 anos

Na pesquisa de dezembro e janeiro, a Ceasa divulgou que a caixa de 20 a 25 kg do tomate longa vida, variava 27,61%. Já em fevereiro, esse número chegou a 27,89%, disparando em abril, com variação maior de 50% ao longo do mês. Esse número mostra que fatores como as condições climáticas e a paralisação dos caminhoneiros influenciou, diretamente no preço do produto.

De acordo com o Coordenador de Divisão de Mercado e Estatísticas da Ceasa, Cristiano Chaves, durante a semana passada, os preços do fruto foram subindo devido a má programação de compra. "O frio também contribui para que os preço valorizasse e a maioria dos tomates que estão nas prateleiras dos estabelecimentos são verdes, pois os produtores que têm tomates maduros estão vendendo por um preço bem alto", comenta.

O mamão formosa teve uma oscilação de 28,81% no mês passado. A banana nanica e o milho verde tiveram um aumento de preço de 11,11% e 13,43%, respectivamente.

Variação negativa - Os produtos que apresentaram variação negativa em abril, foram: vagem, alho branco, batata comum, cenoura e ovo branco. O ovo branco teve uma queda de 2,57%, sendo que em janeiro o preço subiu 39,40%, segundo a Ceasa.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions