ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Preço do tomate tem variação de quase 57% em Mato Grosso do Sul

Renata Volpe Haddad | 15/05/2015 17:28
Desde 2013, tomate fica caro nesta época do ano. (Foto: Marcelo Calazans)
Desde 2013, tomate fica caro nesta época do ano. (Foto: Marcelo Calazans)

O preço do tomate teve variação de 56,39% nos meses de março e abril deste ano, de acordo com a Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Outros produtos como milho verde, mamão formosa e banana nanica apresentaram aumento de preço nos dois últimos meses, quando comparado ao início do ano.

Na pesquisa de dezembro e janeiro, a Ceasa divulgou que a caixa de 20 a 25 kg do tomate longa vida, variava 27,61%. Já em fevereiro, esse número chegou a 27,89%, disparando em abril, com variação maior de 50% ao longo do mês. Esse número mostra que fatores como as condições climáticas e a paralisação dos caminhoneiros influenciou, diretamente no preço do produto.

De acordo com o Coordenador de Divisão de Mercado e Estatísticas da Ceasa, Cristiano Chaves, durante a semana passada, os preços do fruto foram subindo devido a má programação de compra. "O frio também contribui para que os preço valorizasse e a maioria dos tomates que estão nas prateleiras dos estabelecimentos são verdes, pois os produtores que têm tomates maduros estão vendendo por um preço bem alto", comenta.

O mamão formosa teve uma oscilação de 28,81% no mês passado. A banana nanica e o milho verde tiveram um aumento de preço de 11,11% e 13,43%, respectivamente.

Variação negativa - Os produtos que apresentaram variação negativa em abril, foram: vagem, alho branco, batata comum, cenoura e ovo branco. O ovo branco teve uma queda de 2,57%, sendo que em janeiro o preço subiu 39,40%, segundo a Ceasa.

Nos siga no Google Notícias