ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Prefeitura cria comissão que vai definir projeto para efetivar porto seco

Marta Ferreira | 27/04/2011 14:47

A Prefeitura criou hoje uma comissão que vai analisar projetos para a efetivação do Terminal Intermodal, projeto idealizado ainda na administração do governador André Puccinelli em Campo Grande. A tarefa da comissão será analisar os projetos que serão oferecidos para concretizar a infraestrutura do Porto Seco, como também é conhecido o empreendimento, e depois preparar a licitação para definir o responsável pelas obras e por gerir o terminal.

Localizado na saída para Sidrolândia, próximo ao lixão de Campo Grande, o terminal já teve a estrutura básica executada pela Prefeitura, com recursos de R$ 23 milhões do Governo Federal, em uma área de 60 hectares.

A estrutura já implantada inclui sistema de água e esgoto, arruamento, eletricidade. Além disso, já é possível ver um estacionamento pavimentado para veículos pesados, bem ao lado da ferrovia e do anel rodoviário, que recebeu alças de acesso ao espaço.

O objetivo da prefeitura com o terminal é criar uma espécie de entreposto para o escoamento de produtos, integrando ferrovia, rodovia e hidrovia. No futuro, a ideia é integrar, ainda, o transporte de cargas por avião, com construção de um novo aeroporto em Campo Grande.

A prefeitura pleiteia, ainda, a implantação de uma estrutura alfandegária pela Receita Federal, o que dará ao terminal a condição de Porto Seco, reduzindo custos para o escoamento de produtos.

Localizado ao lado de ferrovia, terminal já tem estrura básica pronta, como estacionamento para caminhões. (Foto: João Garrigó)
Localizado ao lado de ferrovia, terminal já tem estrura básica pronta, como estacionamento para caminhões. (Foto: João Garrigó)

Projeto A comissão criada hoje ficará responsável por definir o melhor projeto para a efetivação do terminal. Para a definição desse projeto, será feita uma chamada pública.

Definido o projeto considerado o melhor, vai ser aberta licitação para a escolha da empresa que vai implantar a estrutura, que inclui, por exemplo, áreas para a estocagem de produtos em coiteneres.

Segundo informações da assessoria executiva do prefeito de Campo Grande,

Nelson Trad Filho (PMDB), responsável por tocar o empreendimento, a previsão

é de que até o fim do ano, seja assinado o contrato com a empresa que vai gerenciar o terminal.

Essa empresa deverá receber uma concessão para explorar o local.

Nos siga no Google Notícias