ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Prefeitura estuda recuperar defasagem de até 80% no IPTU em três anos

Caroline Maldonado | 26/06/2014 09:56
Secretário garante que reajuste será gradativo (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)
Secretário garante que reajuste será gradativo (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)

A Prefeitura de Campo Grande está iniciando um estudo para definir os reajustes para o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em 2015. A avaliação da administração municipal é que a planta de valores genéricos acumula defasagem entre 50% e 80%, portanto o aumento para os contribuintes deverá ser feito gradativamente em dois ou três anos, de acordo com o secretário-adjunto de Planejamento, Finanças e Controle, Ivan Jorge Cordeiro de Souza.

O secretário atribui a defasagem a falta de reajuste do imposto nos últimos dois anos. “Em 2012, a prefeitura não submeteu o estudo a Câmara para que fosse definido o reajuste para 2013. De 2013 para 2014, novamente, não foi feito o estudo e o imposto ficou sem aumento”, explicou o secretário.

Segundo o secretário, a Prefeitura nunca considerou 100% do valor de cada imóvel e terreno. “Sempre houve defasagem de 30% no valor do imposto em relação ao preço. O que queremos é voltar a esse percentual”, disse.

O estudo dos valores é feito mensalmente pela CVI (Câmara de Valores Imobiliários). São enviados à Prefeitura relatórios sobre a valorização dos terrenos. “Nós fazemos apenas o estudo quanto aos terrenos, então não podemos afirmar de quanto é essa defasagem”, afirma o presidente da CVI, Ronaldo Ghedini.

Para não preocupar os contribuinte, o secretário destacou que o reajuste ainda será estudado, para ser feito de modo a não pesar no bolso da população. “Até agora não podemos afirmar nada quanto a essa defasagem. Estamos apenas iniciando os estudos para submeter a Câmara e ter isso definido até dezembro”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias