ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Prefeitura pode desistir de desconto maior para pagamento de IPTU

Marta Ferreira | 12/11/2014 12:12
Seria preciso uma nova lei para dar desconto de 25% para o contribuinte que pagar à vista (Foto: Arquivo)
Seria preciso uma nova lei para dar desconto de 25% para o contribuinte que pagar à vista (Foto: Arquivo)

Embora a proposta tenha sido feita como alternativa para reforçar o caixa da prefeitura de Campo Grande, que enfrenta uma crise financeira este ano, a administração municipal vai ter de desistir da ideia de dar desconto de 25% para o contribuinte que pagar à vista, e antecipado, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2015, cujo reajuste foi definido essa semana, em 12,58%.

O secretário de Receita, Ricardo Vieira Dias, explicou ao Campo Grande News que, apesar ter sido cogitada a hipótese de um abatimento maior, para incentivar o pagamento antecipado do tributo, essa mudança extrapola o que prevê a lei determinado as regras de pagamento do IPTU.

As regras foram estabelecidas em uma lei complementar de 2005, segundo a qual o pagamento à vista do IPTU pode garantir desconto de 20% do valor do tributo ao contribuinte. A prefeitura tinha a intenção de ampliar o desconto no mesmo decreto no qual são definidos os prazos de pagamento, mas, conforme o secretário, isso não seria possível. “Seria preciso uma nova lei”.

Diante disso, conforme o secretário, a sistemática para tentar ampliar a receita de IPTU, em razão de um aumento abaixo do que o município queria, ainda está em análise. Uma proposta vai ser levada ao prefeito Gilmar Olarte ainda esta semana, prevendo pagamento antecipado, à vista, do tributo, para 9 de janeiro. As formas de desconto ainda estão sendo definidas, mas dentro do que preve a lei de 2005.

Atenção - Dessa definição depende a emissão dos carnês do imposto para o próximo ano. O reajuste aprovado pela Câmara esta semana é de 12,58%, mas o secretário alerta que a conta não é exata, uma vez que o imposto se baseia no valor do imóvel e, caso ele tenha tido valorização, o montante pode ser superior ao do ano passado além do percentual de reajuste permitido.

O valor do IPTU representa de 1% a 3,5% da avaliação do imóvel, conforme o secretário.

Nos siga no Google Notícias