ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Prefeitura vai anistiar construções irregulares, mas sem abrir mão de ISS

Edivaldo Bitencourt | 28/03/2014 17:12
Prefeito sancionou lei que anistia proprietários de imóveis irregulares (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito sancionou lei que anistia proprietários de imóveis irregulares (Foto: Cleber Gellio)

A Prefeitura de Campo Grande vai anistiar todos os imóveis, construídos até hoje, e que estão irregulares em relação ao Código de Obras e a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo. No entanto, apesar de dar a oportunidade, o município não vai abrir mão da cobrança do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

A anistia está prevista na Lei Complementar 226, sancionada ontem pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) e publicada na edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Para o presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), Marcos Augusto Neto, a medida vai contemplar, principalmente, os moradores da periferia, onde estão a maior parte dos imóveis irregulares.

Ele destaca que a medida será uma oportunidade para quem está com a casa nova ou ampliada irregular e precisa regularizar. No entanto, a lei não abre mão do ISSQN e ainda deverá refletir no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Os proprietários terão seis meses para solicitar a anistia e deverão ter um responsável técnico, que pode ser engenheiro ou arquiteto. A regularização poderá contemplar mais de um imóvel no mesmo terreno.

A edificação precisará ter condições mínimas de habitabilidade, segurança de uso e estabilidade; ter sido concluída até a data da publicação da lei; ser de alvenaria ou convencional; não estar localizada em rua ou área pública.

A Prefeitura terá 30 dias para analisar o pedido e poderá exigir obras de adequação para garantir a estabilidade, segurança, higiene,salubridade e o respeito ao direto de vizinhança. O processo será analisado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Segundo o Secovi, esta não é a primeira anistia para estes casos. “Já ocorreram várias anistias no passado”, contou Marcos Augusto.

Nos siga no Google Notícias