ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Prefeituras de MS pagarão 13º em dia, aponta pesquisa

Redação | 01/12/2010 15:50

As 75 prefeituras de Mato Grosso do Sul que entraram na pesquisa da CNM (Confederação Nacional de Municípios) sobre o 13º salário não terão dificuldades de efetuar o pagamento, seja em uma ou duas parcelas.

Deste total, 56 prefeitos pretendem depositar em parcela única, e 19 vão pagar em duas vezes.

Dos 75 municípios pesquisados, três já efetuaram o valor total do 13º, 53 vão pagar até o dia 20 deste mês e nenhuma prefeitura diz que vai atrasar o pagamento único.

A primeira parcela já foi quitada por 12 prefeitos e 7 pretendem pagar até 20 de dezembro. Dos municípios pesquisados, nenhum declarou possibilidade de atraso.

Apenas um prefeito admite que pode atrasar a segunda parcela do 13º salário. Os outros 18 pretendem efetuar o depósito até o dia 20 de dezembro.

O salário dos servidores municipais está em dia em 71 das 75 prefeituras que participaram do levantamento.

Na maioria dos municípios (60), o regime de trabalho dos funcionários públicos é estatutário. A CLT rege 5 municípios, e em 10 deles os dois regimes são utilizados.

A folha de pagamento de dezembro, conforme a pesquisa, vai atrasar em 4 das 75 cidades pesquisadas. Entretanto, os dados não revelam em quais cidades poderá ocorrer este problema.

Para 68 prefeitos, o aumento de 1% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) vai ajudar no pagamento do 13º salário. Apenas 7 não sentiram esta diferença na hora de quitar o compromisso.

A pesquisa do CNM foi realizada com cerca de 87,6% dos municípios brasileiros (4.871 cidades), que empregam mais de 5 milhões de servidores.

Um ano após a crise econômica mundial, que derrubou a tendência de crescimento da arrecadação dos últimos seis anos e afetou drasticamente as finanças públicas municipais, houve uma queda no percentual de municípios que terão dificuldades em pagar o 13º salário.

A retomada após a crise fez com que voltasse a trajetória de redução da inadimplência do 13º, que é monitorada pela CNM desde 2003.

A meta da Confederação era fechar 2010 com 0% de inadimplência, mas devido ao problema financeiro que ainda assola os municípios esse objetivo só deve ser alcançado em 2011 ou 2012.

De acordo com estimativa realizada pela CNM, o pagamento do 13º salário aos funcionários municipais irá representar uma injeção adicional de recursos na economia brasileira de R$ 8 bilhões neste e no próximo mês.

O montante irá ajudar no aquecimento da economia brasileira pós-crise. Os dados para a pesquisa da CNM foram coletados entre os dias 2 e 25 de novembro.

Nos siga no Google Notícias