ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Primeiro dia de greve fecha 44 agências bancárias na Capital

Liana Feitosa | 30/09/2014 18:52
Greve foi deflagrada hoje em todo país. (Foto: Marcelo Calazans)
Greve foi deflagrada hoje em todo país. (Foto: Marcelo Calazans)

No primeiro dia de paralisação nacional, 44 agências bancárias aderiram à greve dos bancários e fecharam as portas em Campo Grande, segundo o Sindicato dos Bancários da Capital. Outras oito agências - do Banco do Brasil - funcionaram, mas com número reduzido de funcionários, totalizando 52 agências.

"No entanto, não aprovamos essa prática porque a população tem direito à atendimento integral e de qualidade, e abrir as portas com contingente reduzido não garante isso", defende a presidente do sindicato, Iaci Torres.

Com a greve, os serviços bancários ficam restritos aos caixas eletrônicos, Correios e casas lotéricas. Como o serviço de abastecimento dos caixas eletrônicos é terceirizado, não deve faltar dinheiro para saque de imediato, de acordo com Iaci. Mas vale lembrar que nem tudo pode ser resolvido nesses ramais.

Reivindicações - Segundo a presidente, a prioridade é que a greve contribua para o fim das demissões e gere contratação de funcionários. "Do ano passado para cá sofremos a extinção de 18 mil postos de trabalho. Entre demissões e contratações, esse foi o saldo que ficou. É importantíssima a discussão dessa questão em relação às demissões", afirma.

Ainda de acordo com Iaci, a paralisação não há previsão de término. "Ela se estende até fecharmos um acordo com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Como ainda não temos qualquer sinalização da federação, nossa intenção é fortalecer a greve e buscar maior adesão para que possamos ser ouvidos pela federação", finaliza.

Os sindicalistas também pedem reajuste de 12,5% nos salários, piso salarial de R$ 2.979,25 e aumento nos vales refeição/alimentação e auxílio-creche/babá. No total, são 20 itens reivindicados.

Nos siga no Google Notícias