ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Procon cria Núcleo para ajudar consumidores endividados

Marco Antonio Brito | 05/09/2011 18:40

O Procon de Mato Grosso do Sul está colocando à disposição dos consumidores um novo serviço. O foco, desta vez, são os endividados e superendividados, que poderão contar com assistência para negociar com seus credores e avaliar sua capacidade de pagamento.

O Nurecred - Núcleo de Resgate de Crédito como foi denominado o novo serviço terá a incumbência de promover o consenso entre o consumidor e o credor, considerando a receita e despesas do endividado. As negociações ocorrerão por meio de reunião entre as partes, quando será apresentada uma proposta de forma de pagamento, que satisfaça tanto o credor quanto o consumidor.

O atendimento aos interessados será feito a partir de agendamento, através do site do Procon/MS (www.procon.ms.gov.br) ou pelo telefone 3316-9804. Os atendimentos ocorrerão no período da tarde e o consumidor dever apresentar, além de documentos pessoais, os documentos referentes aos débitos, comprovantes de renda e dados bancários não sigilosos.

Segundo o superintendente do Procon no Estado, Lamartine Ribeiro, o novo serviço deverá auxiliar principalmente aqueles com dívidas junto às administradoras de cartões de crédito. Os altos juros praticados neste setor são responsáveis por grande parte das dívidas dos consumidores. "Quando o consumidor para o mínimo de sua fatura do cartão de crédito, na verdade está financiando a diferença para o valor total, numa taxa de juros que ultrapassa facilmente os 10% ao mês", ressalta Lamartine.

Quem contrata empréstimos consignados ou CDC, por exemplo, tem juros bem menores. Nestas linhas de financiamento, o juro está em torno de 2%, segundo o superintendente do Procon. Para ele, se o consumidor endividado optar pelo novo serviço do Procon para negociar suas dívidas, "pode ter uma vida financeira mais saudável".

Nos siga no Google Notícias