ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Procon intima 51 empresas de MS sob pena de multa milionária

Priscilla Peres | 07/01/2016 17:33

O Procon (Superintendência de Defesa do Consumidor) intimou publicamente nesta quinta-feira (7), 51 empresas de Mato Grosso do Sul. Todas estão respondendo judicialmente por reclamações feitas por consumidores e têm 10 dias, a partir de hoje, para se manifestar sobre casa caso sob pena de multa.

No Diário Oficial de hoje, consta o edital com nome das empresas, número do processo, CNPJ e valor da multa em Uferms, o que significa que o total deve ser multiplicado por R$ 22,90. O montante relacionado as empresas soma R$ 397 mil.

Entre as empresas relacionadas, cinco processos são contra a construtora Homex. Nos anos de 2013 e 2014 a construtora mexicana enfrentou vários problemas em Campo Grande, por não concluir apartamentos vendidos e abandonar obras. No edital a multa para a Homex soma 8.400 Uferms ou 192 mil em reais.

De acordo com a superintendente do Procon, Rosimeire Cecília da Costa o decreto é originário de reclamações feitas por consumidores que viraram processos. "Nesses casos listados houve audiência de conciliação, mas sem acordo. E a empresa não foi localizada no endereço fornecido e por isso está sendo intimada", explica.

Ela ainda explica que o montante recolhido com as intimações será destinado a ações de direito do consumidor no Estado. O dinheiro, assim como as iniciativas que vão receber incentivo financeiro são decididas por um conselho de estudo.

Se a multa não for paga, o processo administrativo será remetido à Procuradoria Geral do Estado para inscrição do débito em dívida ativa e subsequente execução judicial.

Nos siga no Google Notícias