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Economia

Procon orienta cuidado na hora da escolha de sites

Paula Maciulevicius | 23/12/2012 20:25

Com as compras de fim de ano, o Procon orienta os consumidores que fiquem atentos na hora de comprar pela internet. Precauções como fazer pedidos com antecedência devem ser tomadas para que ninguém fique sem presente na árvore de natal.

A primeira orientação do superintendente do órgão, Alexandre Rezende, é de ter cuidado na hora da escolha do site. “O consumidor antes de realizar suas compras precisa pesquisar informações sobre a credibilidade do site escolhido e verificar se não há reclamações da empresa”, ressaltou.

Os consumidores podem acessar o ranking dos sites com maior numero de reclamações no Procon, basta acessar: http://www.procon.ms.gov.br/

Ainda em relação ao site de compra, Alexandre explica que é preciso observar se constam todos os dados do fornecedor. “Outra dica é que o internauta fique atento em relação aos dados da empresa, se o site não tiver todas as informações disponíveis é mais um motivo para desconfiar, já que para a abertura da empresa é necessário o endereço fixo da empresa”, informa o superintendente.

O consumidor deve ficar atento também ao prazo de entrega, para que o presente não chegue depois das festividades. A informação do prazo de entrega deve constar no momento da compra para que o consumidor possa fazer seu planejamento. Outro fator importante a ser observado refere-se a despesas adicionais que podem ocorrer com fretes ou taxas.

O Código de Defesa do Consumidor não especifica prazos exatos para entrega de mercadorias, mas nos casos em que o fornecedor estipula um prazo de entrega e falha, a situação é caracterizada como descumprimento da oferta. Por isso é importante que o consumidor registre o prazo prometido pelo site para provar o que foi prometido pela empresa.

“Nestes casos, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da entrega; ter a compra cancelada ou receber um produto similar. No caso do cancelamento, o ressarcimento do comprador deve ser feito de imediato, com juros e correção monetária”, acrescenta Alexandre Rezende.

Para produtos eletrônicos como MP3 players, videogames, telefones, a atenção deve ser ainda maior. “Os produtos eletrônicos são os que mais despertam a atenção do consumidor, entretanto, o cuidado também deve ser maior já que em caso de fraude e se a entrega não for concluída, o consumidor terá um grande prejuízo. Desconfie de ofertas espetaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado", orienta o superintendente.

Na hora de pagar, se a opção for o cartão de crédito, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento, estabelecendo que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias.

É preciso ficar atento às medidas adotadas pelo fornecedor para garantir a privacidade dos dados, principalmente no caso dos documentos pessoais, e se a página exibida apresenta um cadeado. Outra recomendação é usar uma senha difícil de descobrir, mesmo que seja preciso anotá-la, e não a repassar a outras pessoas.

O Procon orienta a guardar todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com o fornecedor, e outras informações que comprovem a compra e suas condições, o que facilita o processo de reclamação, se houver algum imprevisto. (Com informações da Assessoria do Governo do Estado)

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