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Economia

Procon pesquisa e alerta: promoções enganam clientes em supermercados

Marta Ferreira | 10/07/2012 14:59
Na hora da compra, duvide das promoções e faça as contas, alerta o Procon. (Foto: Arquivo)
Na hora da compra, duvide das promoções e faça as contas, alerta o Procon. (Foto: Arquivo)

Com base em levantamento feito em seis supermercados de Campo Grande, o Procon emitiu hoje um alerta ao consumidor para que tome cuidado com promoções do tipo “pague um e leve dois”. Conforme o órgão constatou, em alguns casos, o item que é propagandeado como extra já tem o preço embutido no valor.

O levantamento foi feito em seis supermercados e em quatro deles foi identificada propaganda enganosa.

Um exemplo citado pelo Procon é o papel higiênico. Os pesquisadores encontraram a promoção que anuncia um pacote com 16 rolos pelo preço de 15, mas as contas do Procon indicam que o consumidor está sendo enganado.

Um pacote de oito rolos da mesma marca e medida (30 metros) custa R$ 4,09, o equivalente a aproximadamente R$ 0,51 cada um.

Isso significa que 15 rolos têm o preço de R$ 7,66 – mas na promoção “leve 16, pague 15” o valor oferecido é de R$ 8,99. O Procon alerta: o 16º rolo de papel não sai gratuito, como é anunciado, ao contrário, nessa embalagem com mais quantidade o preço unitário é de R$ 0,59.

“Ou seja, eles anunciaram que você pagaria apenas 15, mas na realidade está pagando todos os itens, e ainda mais caro”, alerta o superintendente do Procon, Alexandre Rezende.

De acordo com o superintendente, essas promoções foram objeto da pesquisa porque são situações que têm sido vistas frequentemente durante as vistorias de rotina nos estabelecimentos comerciais. “Percebemos, através de nossas fiscalizações diárias, que essas ofertas induzem o consumidor a comprar - já que estes itens chamam a atenção da população. Por isso procuramos fazer uma pesquisa. Na realidade, muitas vezes é uma opção que significa prejuízo no bolso do consumidor”, explica Alexandre Rezende.

Os estabelecimentos irregulares foram notificados no ato da fiscalização.

De acordo com o superintendente, essas promoções foram objeto da pesquisa porque são situações que têm sido vistas frequentemente durante as vistorias de rotina nos estabelecimentos comerciais. “Percebemos, através de nossas fiscalizações diárias, que essas ofertas induzem o consumidor a comprar - já que estes itens chamam a atenção da população. Por isso procuramos fazer uma pesquisa. Na realidade, muitas vezes é uma opção que significa prejuízo no bolso do consumidor”, explica Alexandre Rezende.

Os estabelecimentos irregulares foram notificados no ato da fiscalização.

Some tudo- O superintendente do Procon orienta o consumidor a ficar atento, levar a calculadora na hora das compras e fazer as contas para conferir a veracidade de anúncios promocionais desse tipo.

Em caso de ilegalidade, o telefone do disque-denúncia do Procon é 151. As reclamações também podem ser feitas pessoalmente na sede de órgão, localizado à Rua 13 de Junho, 930.

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